sexta-feira, abril 9

Revista CLÁUDIA /Abril, 2010 /Pág. 139 /em "DOSSIÊ DA FELICIDADE"


Aqui e agora 
Em suas palestras sobre os benefícios da meditação, o guru gaúcho Satyaprem, discípulo do mestre indiano Osho desde a década de 1980, defende a ideia de que ser feliz é um projeto possível e, para realizá-lo, o caminho é muito simples: seja feliz agora.
 [Cláudia] Onde mora a felicidade?
[Satyaprem] No presente, no mergulho interior, no encontro com seu verdadeiro eu, que não pode ser confundido com os sentidos, as idéias e as emoções. Não podemos explicá-lo por palavras, mas contemplá-lo no silêncio da meditação.
 Pequeno alegrias nos levam até lá?
Não, pois as emoções são passageiras. Elas estão presas à experiência sensorial, que pode ser muito positiva, mas sempre acaba. E, quando isso acontece, pulamos para o ponto oposto da balança: sentimos falta, carência, solidão, sofrimento.
Mas, se você entra no campo de observação, se aprende a manter a mente no presente, sem se apegar demais às experiências positivas e negativas, deixa de querer controlar tudo. Vive simplesmente, sem julgar tanto o que sente. Isso evita as oscilações.
 A felicidade é quente ou fria? Com o que ela se parece?
Ao usar os sentidos para tentar decifrá-la, cada um poderá interpretá-la à sua maneira, achar que ela é de veludo azul, por exemplo. Para mim, a felicidade é perceber a dádiva de ser quem sou e estar onde estou e também que existe um milagre inerente à vida.
É só prestar atenção.

Um comentário: