domingo, maio 30

pensando e nao-pensando aqui e agora


Para a sua mente existir, para o ego existir, para pensar a si mesmo, você precisa de tempo. Para o seu corpo existir, ele precisa de espaço. Mas o Osho também falou: “Você não é o seu corpo, você não é a sua mente”. E eis que surge aquela pergunta fundamental: “Quem sou eu, então?” Acredito que você já tenha feito essa pergunta, mas certamente não a fez com energia suficiente para que seja respondida. Você pergunta: “Quem sou eu?” – e diz: “Li num livro que sou etéreo, que sou energia”. Mas isso é o que você leu num livro, não serve.

Como corolário dessa elucidação, da nossa não existência no aqui e agora, é possível entender por que  Buddha chamava o “Ser” de “não ser”. Ou seja, para descrever quem você verdadeiramente é, ao invés de dizer “você é”, eles diziam “você não é”.

A segunda consequência deste entendimento é: não tem nada que aconteça fora do aqui e agora. Inclusive o passado e o futuro acontecem aqui e agora. Porém, o que você entende quando é dito que precisamos parar de pensar para ficarmos aqui e agora?

Quero que você tome um minuto do seu precioso tempo para pensar no que quer que seja, e me diga: onde é que você está pensando, onde este pensamento está acontecendo?

Tudo o que existe é aqui e agora, indiscutivelmente. Então, se você pensa a respeito do passado, onde ocorre esse pensamento? Esse pensamento também acontece aqui e agora. O que quer que seja que aconteça, acontece aqui e agora. Da mesma forma, se pensa no futuro, onde você está pensando?

Portanto, não importa se está pensando no passado ou no futuro: você está aqui e agora, não está indo a lugar nenhum. Qual é o seu engano? Onde está o mal-entendido? Você acredita que, quando pensa no passado, vai para o passado, mas você não vai a lugar nenhum. Você pensa que vai, mas não vai, você fica. Você está aqui e agora. Tudo o que acontece, acontece aqui e agora. Todos os pensamentos, todos os sentimentos... tudo acontece aqui e agora. Não importa o que faça, você não consegue sair do aqui e agora, você nunca esteve em nenhum outro lugar que não seja aqui e agora.

Um comentário:

  1. Querido Satyaprem,

    Senti enorme vontade de te escrever para dizer que te reencontrei... neste efêmero aqui agora.
    Que lindo!

    Sandra Romão

    ResponderExcluir