segunda-feira, março 19

xícara de chá de observação



















Perguntaram a um mestre Zen:
– Mestre, o que é a vida?
A resposta foi a seguinte:
– Mesmo que eu respondesse, você não entenderia. Imagine que você tem sede e eu tenho uma chaleira de chá. Se eu derramar o chá quente nas suas mãos, você não tendo xícara, queimará as mãos, não absorverá o chá. Então, tenho que esperar que você proporcione uma xícara para que o chá possa ser colocado nessa xícara.

O mestre está dizendo: “Acomode em você a possibilidade de recepção para esse chá que vai matar a sua sede”. O chá está pronto, quentinho, mas você não pode recebê-lo sem uma xícara.

Observação é a luz que se acende na presença de alguém que aponta para o reconhecimento da Verdade em você. Aqui, nasce uma nova personagem – chamo “personagem” apenas por uma questão de entendimento –, agora se estabelece uma releitura, como uma nova alfabetização, onde você passa a “ver” a vida com outros olhos.

No momento em que a Observação está acesa e é através dela que você se move, essa luz se retroalimenta – nada precisa ser feito, nada pode ser feito para gerar Observação. Assim, sua prontidão deve estar constantemente em disponibilizar a xícara. Ofereça-se enquanto xícara e, uma vez que seja alcançada a bendição de receber o chá, deleite-se nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário