segunda-feira, abril 9

verdadeiro lar


Um poema de Kabir...

 

A união verdadeira está no lar, no lar está a alegria da vida.

Por que eu deveria desistir do meu lar e vagar na floresta?

Se Brahma me ajuda a compreender a verdade,

verdadeiramente irei descobrir a limitação e a libertação no lar.

Realmente é querido para mim quem tem o poder de mergulhar profundamente em Deus,

cuja a mente se perde com facilidade na sua contemplação.

É querido para mim quem conhece Deus

e pode habitar na sua suprema verdade em meditação.

E quem pode tocar a melodia do infinito, unificando o amor e renuncia na vida.

 

Kabir diz: "O lar é o lugar permanente, no lar está a realidade. O lar ajuda a atingir aquele que é real, então fica onde você está e todas as coisas virão a você na hora certa".

 

O fundamental para entender esse pequeno poema é saber onde fica o "lar". Qual é o seu verdadeiro endereço? A última estrofe é a mais significativa: "O lar é o lugar permanente. No lar está a realidade. O lar ajuda a atingir aquele que é real, então fica onde você está e todas as coisas virão a você na hora certa".

  

O nosso propósito em Satsang é verificar onde fica o lar e abster-se de caminhadas escusas. Na linguagem que você tem experimentado comigo, isto é o mesmo que responder à questão primordial: quem é você?

 

Se você se confunde com aquilo que é visto, você caminha em busca de objetos e realizações – há muito a ser feito. Agora, dando-se conta de que o lar é o lugar permanente onde está a realidade, você atinge Aquilo que é real. Então, fique onde você está e todas as coisas virão a você na hora certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário