sábado, outubro 15

a consciencia do pó


















Satsang propõe, através de uma aparente conversa, que você se abra e vá de encontro às suas crenças, dando-se conta que tudo o que você imagina pode ser apenas imaginação.

O mundo, tal qual é percebido, não passa de imaginação. Porém, a Consciência que você é, não é imaginada. A Consciência não pode ser imaginada, não tem como imaginá-la – ou você a vê ou fica imaginando coisas que não têm nada a ver com o que ela é, de fato.

Conflito existe porque imaginamos uma série de diferenças. Israel briga com a Palestina porque se imaginam (com interesses) diferentes uns dos outros. A imaginação gera o conflito. Portanto, como continuar imaginando coisas, se essa imaginação só nos leva à destruição, à discórdia e ao conflito?

Está na hora de pararmos de imaginar e começarmos a Ser. Somente nesse "Ser" é criado um ambiente completamente seu. Ser é paz. Ego é discórdia, conflito. E ainda há toda uma ideologia por trás disso. A ideologia diz que você não pode concordar com todo mundo. O que está implícito, inconscientemente, nisso? Que você tem que discordar de todos, necessariamente, para ser você.

Porém, em Satsang, ser “você” implica exatamente em “concordar” com todo mundo, com o que está posto, porque tudo é você – você é idêntico a todos, somos o mesmo do mesmo.

Você vive no mundo das crenças e quer construir sua nova morada começando pelo telhado. Pare um pouco e veja que, desse jeito, não vai dar certo. Você não pode começar pelo telhado, deve começar pela fundação. Se a fundação não está boa, a casa não vai ficar boa, ela vai cair. E é exatamente assim que o mundo se encontra: as casas estão caindo.

Atente para o fato de que as diferenças repousam no conteúdo da sua mente, no conteúdo das suas experiências. E essa diferença é falsa, é imaginada. É tudo falso! A verdade é que tudo é a mesma coisa. Não importa se você é rico, pobre, inteligente ou não… Viemos do pó e retornaremos ao pó. Então, ficar vazio, sem nada nas mãos, é o nosso único propósito aqui. Isso é Satsang, de verdade.

Um comentário: