segunda-feira, maio 28

"ninguém" observa "nada". quem é você?



Temos falado em "olhar para dentro" e você me pergunta como fazer isso. Porém, o que venho compartilhar é que não se trata de um fazer, porque "fazer" está relacionado aos objetos, significa que você está observando os objetos.

Não-fazer, portanto, é não observar os objetos. Você olha para o mundo através de uma aparente dificuldade, porque relaciona o mundo aos objetos, sem verificar que isso não passa de uma criação mental herdada e mal compreendida, não investigada.

Nosso trabalho é essa investigação. Quem disse que o mundo está repleto de objetos e que isso torna impossível não observá-los? Essa aparente dificuldade pode ser facilmente removida. Você pensa que são os seus olhos que vêem o mundo cheio de objetos, mas este é um engano fundamental. Os seus olhos vêem. Ponto final. A mente é a responsável pela criação e manutenção deste "indivíduo" que você chama de "eu" e que nomeia tudo o que vê, ininterruptamente. Em eterna co-dependência.

Não se engane, separe o joio do trigo. O que você vê não é o que você pensa que está vendo. Pondere isso e perceba que existem duas possibilidades: observar os objetos ou observar aquilo que observa. Desmanche-se nisso.

Olhar para dentro é observar aquilo que observa – isso é meditação – e agora é o melhor momento para começar. E o fim.

Um comentário:

  1. Eu comecei a visualizar algo da verdade justamente quando entendi que não é possível observar aquilo que observa. Namaste.

    ResponderExcluir