sábado, janeiro 5

no centro, você é o outro


As pessoas vivem por  setenta anos, ou por muitas vidas, sem saber o que é a vida. Eles não se tornam maduros, integrados, centrados. Permanecem na periferia. No entanto, todo o seu prejuízo está na periferia, onde você permanece teimosamente. E, de uma maneira esquizofrênica, você quer que a periferia mude e ela insiste em não mudar. É uma loucura! E a confusão permanece porque você não investiga: quem é a periferia? É você mesmo. Você pratica a periferia.

Agora, se você olha para dentro, imediatamente, é notável que o dentro não está interessado na periferia de maneira alguma. Não existe nenhuma intenção interna de mudar o periférico. É como se o periférico caísse numa categoria totalmente insubstancial para Aquilo que está dentro. Torna-se desinteressante. 

Se a sua periferia encontra com a periferia do outro, um conflito acontece. E a tendência é que, considerando o conflito como responsabilidade do outro, você permanece na periferia. Dando-se conta de que você é responsável pelo mundo a sua volta, o que quer que seja que aconteça, você é a causa. E essa é a única maneira de mudar-se da periferia para dentro. No fim, você só pode reclamar de si mesmo. E isso facilita muitas coisas. Porque não dá pra esperar do outro o seu bem estar.

Um homem chegou ao psiquiatra e disse: "Doutor, estou tendo incríveis questionamentos. Estou ouvindo vozes me perguntando coisas". Ao que o médico respondeu: "Até aí está tudo bem, isso acontece com todo mundo. Se você começar a respondê-las, aí sim, volte aqui que eu posso te ajudar".

Somente quando você se dá conta de ser o criador da sua miséria, é que se torna possível não continuar criando. Veja qual a fonte do mal estar e qual a fonte do bem estar e perceba qual delas você tem alimentado.

 

3 comentários:

  1. Somente quando você se dá conta de ser o criador da sua miséria, é que se torna possível não continuar criando. Veja qual a fonte do mal estar e qual a fonte do bem estar e perceba qual delas você tem alimentado. Este é o ponto, o que alimentamos... Grata Satyaprem!

    ResponderExcluir
  2. Prezada c(k) onsciência.

    Disposto a transicionar do Mundo Neurocrático para o Lucidoc(k)rático, gostaria de aprofundar consigo tais questões. Seria possível?

    ResponderExcluir