quarta-feira, junho 23

idéias não nos servem...


Tudo o que você pensa que é, decorre de uma experiência que já passou.

Você está sempre acessando um gravador - o qual chamamos de "mente" -,
para remeter-se a esse "eu-pensado", dadas experiências passadas.

Satsang propõe que deixemos de lado tudo aquilo que passou
e entremos em contato com aquilo que está presente
absolutamente AQUI e AGORA.

E isso significa, inclusive, que qualquer idéia que você possa acessar
a respeito do "aqui e agora",
não é o "aqui e agora", necessariamente.

São apenas idéias transportadas do passado,
são apenas traduções daquilo que Satsang de fato seja..
e isso não nos serve.

Satsang é um confronto com os conceitos que habitam a sua mente.
E o conceito primordial a ser investigado é o conceito do "eu".
Antes de estar com sede, com fome, iluminado, obscuro ou iludido...
há um "eu".
Você diz: "Eu estou com fome".
E eu pergunto: Quem está com fome?
Esse "eu" que está sentado aí é você mesmo?
Você morreria por essa afirmação?

Muitos morrem por essa afirmação.
E ao morrer por esta afirmação,
eles morrem para quem verdadeiramente são.

Se você tem dúvidas a respeito de que "isso" sentado aí seja você,
você está trilhando o caminho do "auto-conhecimento",
você começou a duvidar do que a humanidade tem dito
através de seus pais, escolas, terapeutas, professores e gurus, inclusive.

Para entrar em Satsang, você precisa estar em completa dúvida.
Porque em Satsang não será encontrado um "você",
tal qual você se pensa.

Aliás,
em Satsang, você se torna "in-encontrável".

Um comentário:

  1. Amigo Satya,
    Posso querer ser muitas coisas e ao mesmo tempo não ser nada, mas seus textos são de todos os que tenho lido os mais objectivos. Dá-me a ideia de estar construindo um puzzle, passo de Osho para krishnamurti e deste para Echart Toole mas quando chego aos seus textos dá-me a sensação de ter acabado de encontrar aquela peça que estava faltando para terminar o quadro... que nunca termina.
    Abraço

    ResponderExcluir