sexta-feira, janeiro 13

o romper da divisão e a desordem da alegria



















Todos os processos que você vislumbra como caminho para a sua realização, se referem a uma entidade imaginada chamada “eu”, e é exatamente deste centro que nasce tudo o que deve ser questionado em Satsang.

Questione-se a respeito da possibilidade de que você não seja esse “eu” que você pensa que você é e, atenciosamente, ouça todas as considerações geradas pela sua mente. Uma delas, certamente, será a ideia de que se você não for isso que você pensa que você é, tudo se tornará uma grande desordem. Mas, espere um pouco, se isso tiver um milímetro de fundamento, podemos ficar certos de que Deus nos sacaneou com maestria, pois, como poderia estar nas mãos de algo perecível e altamente subjetivo a ordem de tudo?

A ordem da mente não é nada mais que um mecanismo que só funciona dentro dela mesma, e é esta ordem que cria os processos, que levam a um caminho, que prorrogam o seu despertar. Para deixar tudo isso bem claro, uma coisa é muito simples de ser entendida: a mente não quer e não pode fazer nada pelo seu despertar. Ela precisa manter a sua ordem e, com isso, ela se retroalimenta ad infinitum

Porém, você é a vida acontecendo agora. Note que, enquanto a mente se repete como um velho disco arranhado, neste momento presente, aqui e agora, há um frescor, há uma pulsação, uma vibração silenciosa que parece romper a aparente divisão entre o seu corpo e tudo ao seu redor.

É para isso que estamos aqui, para notar que você não é este “eu” imaginado, habitante da sua mente. Descubra que este “eu” ocorre dentro de quem você é. E que não somente isso, como absolutamente tudo, ocorre dentro de quem você é. Dos mais perturbadores pensamentos ao mais belo sorriso, não há sequer uma fagulha que esteja fora de você.

Essa é a suprema liberdade: nisso que você é, tudo pode acontecer. Não há nada que possa ou deva ser excluído, assim como não há a menor necessidade de desejo, pois tudo – absolutamente tudo – é você. E a boa nova é que para "chegar" a isto, nenhum caminho, nenhum método, nem mesmo um segundo é necessário. Esta é a mais pura Verdade, aqui e agora. 

Um comentário: