sexta-feira, fevereiro 10

o essencial


Aquilo que você é, não é tocado por absolutamente nada. "Silêncio" é um nome que indica sem definir. A Verdade, ela mesma, não pode ser definida. Quando dizemos "silêncio", entenda, este é um indicativo. Mas, em realidade, nem mesmo o barulho interfere.

Em Satsang, estamos diante daquilo que não pode ser definido. A mente define, põe um fim. Aquilo que você é, é infinito. Gostaria de deixar isso o mais claro possível, compreenda: note que tem um "você" que é definido e um VOCÊ que é indefinível.

Osho chegou a dizer: "Existem dois homens comigo, o homem aprendido e o homem essencial; aquele que eu sou antes de qualquer coisa e aquele que eu sou depois das coisas". O essencial é aquilo que observa, que está no centro de todas as coisas. Aquele que você é depois de tudo está na periferia - são os comportamentos, o corpo, a mente. Conviver com ambos, em harmonia, é o segredo.

Se você chegou até aqui com aquele da periferia é por que ele fez um bom trabalho. Agora olhe para o essencial, olhe para o centro e descubra que entre o centro e o periférico existe uma distância infinita. Aquilo que acontece com um, não acontece para o outro. Na verdade, os acontecimentos sempre ocorrem no periférico. No centro só há Observação, nada acontece - realize isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário