quinta-feira, fevereiro 28

a mente, o trono e o caribe. #ficaadica


Enquanto o corpo se move, enquanto o coração se comove, enquanto a mente se move, apesar de todo e qualquer acontecimento, há uma silenciosidade que permanece inerente. E na medida em que essa silenciosidade entra na sua vida, você nota que a mente não tem mais tanto espaço – o espaço deixa de ser só dela.

É verdade que às vezes a mente quer entrar e bagunçar tudo. E muitas vezes você sofre porque ela consegue isso. Mas a mente é infinitamente menor que você, você pode olhar para ela destacadamente, com certa distância. Olhe. Ela não sobrevive ao seu olhar. Observação é tudo o que é necessário. 

Sem observação a mente parece estar no trono – digo "parece" porque é impossível ela estar no trono de fato. Ela nunca esteve nem estará, porque o Ser é soberano. Mas, sob a ótica do equívoco a respeito de quem você é, a mente parece ditar o mundo. Simplesmente observe: aproxime-se do trono lentamente e note que ela se prostra.  

A posição do trono é artificial para a mente. Em realidade, ela mesma está ansiosa por tirar férias. O problema é que ela tem ideias esdrúxulas em relação ao que as férias seriam. Ela não conhece o que seria a paz. Por isso recomendo que você introduza o Silêncio como presença mais que importante na sua vida e ofereça, carinhosamente, um descanso para a sua mente. De repente, despache-a com bilhete só de ida, na primeira classe, para o Caribe – e, "fica a dica", o aqui e agora é o Caribe que a sua mente está precisando. 

Um comentário:

  1. Perfeito! E sabe que minha mente está adorando esse "Caribe", desde o "acorda" que EU ganhei ? E eu estou tb adorando que ela esteja adorando ficar no lugar dela! ;)

    ResponderExcluir