sexta-feira, fevereiro 22

transparente e invisível

















Já parou para perceber que é a mente que determina que você seja uma estrutura, um sistema sólido? No entanto, para comprovar que você não tem nenhuma característica sólida, existe uma espécie de meditação que pode ser feita. Essa vai para os que pedem, volta e meia, uma “técnica” ou algo para fazer...

Sempre que algo rebate em você é porque ali há um estado de solidez muito grande. O ego é sólido. Imagine, então, como exercício, que você é completamente transparente. Acomode-se confortavelmente, feche os olhos e imagine-se transparente. Todos os pensamentos, emoções, pessoas e acontecimentos irão passar, irão atravessar você.

Se você está no estado “ego-sólido” de ser, as coisas batem e ficam, de maneira que causam quase que naturalmente uma reação. Você conhece isso? De repente você está rebatendo, reagindo aos acontecimentos automaticamente. Então: transparência – para começo de conversa.

Mas não esqueça que o caminho mais curto e de maior propriedade é investigar por si mesmo o que você é. Quem é você? Onde está você? Do que você é feito? Qual a sua forma real?

O corpo é observável. A mente é observável. Entre eles existe esse lugar chamado emoções – completamente observáveis. Eu pergunto: quem observa tudo isso? Agora vá em frente e perceba se é possível ver esse – ou isso – que observa. Não é possível.  Não há nada nem ninguém destacado disso, que possa observá-lo. Observação é a presença derradeira, por trás de tudo e todos.

Vasculhe isso intencionalmente e veja que essa Observação – que é você – é invisível, ela não pode ser vista assim como não há nada que possa grudar nela. Ela não pode ser vista, mas todo o seu intuito deve estar em vê-la. 

2 comentários: