terça-feira, fevereiro 22

aqui, lá e em todo o lugar


















O tempo dilapida aquilo que você fica construindo enquanto o Agora acontece. Não digo para não construir. Construa! Mas faça isso da maneira mais desperta possível. Acorde. 

 Tudo aquilo que você faz com o intuito de chegar a algum lugar é a Paz que você está buscando, se você compreende que aquilo que você busca está aqui e agora, você para de fazer para chegar no que quer que seja.

Nada pode ser feito para encontrar Paz, porque a Paz já está aqui e agora. Simplesmente assuma essa responsabilidade! Mas você insiste em brincar com os castelos de areia. Ok! Brinque! Monte a sua casinha, mas saiba que tudo o que é montado, será desmontado.

Na Índia, existe uma tríade: Brahma, Vishnu e Shiva. Brahma cria. Vishnu mantém - é a dona-de-casa que tem dentro de cada um de nós. E Shiva vai lá e destrói tudo. Afinal de contas, se não for assim, Brahma não tem mais o que fazer. Essa dialética, esse movimento circular, essa oscilação, é a vida. Na Índia costuma-se devotar inúmeras preces a Shiva. Porque, assumindo que as coisas serão destruídas, quando elas de fato forem, você entrega isso a uma deidade que diz: “Yes! Estão querendo me dar algo novo”.

Ao invés de chorar o que está sendo destruído, celebre a destruição do velho e entregue-se ao novo. Ao invés do apego ao velho, deleite-se no novo.

 O que você quer, de verdade? Eu retorno de novo a esse ponto. O que você quer? Veja se todos os seus quereres não estão direcionados à Paz que você vislumbra estar na realização deles. Veja se você não está em busca de um amor, para que, através desse amor, possa viver em paz. Então, Paz é o que você quer.

No entanto, indo mais fundo, quando encontra a Paz dentro de si, a celebração do amor, da casa, do trabalho, do bem-estar ou do que quer que seja, é uma festa. Você não mais transfere o encontro da sua Paz para o outro, nem para nenhuma outra coisa. Você assume a responsabilidade pela sua própria Paz.

Esteja com o outro apenas compartilhando o bem-estar do momento. É uma brincadeira! Faça da sua casa o seu playground. Aprecie, cuide, mas isso não tem nada a ver com a sua Paz. Ao sair de casa, a Paz vai com você. Já está lá e em todo o lugar. 

Um comentário:

  1. Satya, every single word that I receive from you is a total bless. I feel as if you were taking just to me. Thank you here and now and always beloved master.

    ResponderExcluir