segunda-feira, fevereiro 14

a boca e o infinito


















Você está sempre girando dentro da sua mente. Note que tudo é conteúdo dela. Você diz que a Consciência que faz isso ou aquilo, mas isso também é a mente falando. A Consciência está rindo do que você fala a respeito dela. Se pudesse acessá-la, você a ouviria dizendo: "Cale a boca!" Aliás, muitos mestres dizem: "Cala a boca e escuta!" Escute o Silêncio. No Silêncio, nada do que a mente está dizendo, está acontecendo. Não é à toa que você não consegue resolver os problemas que a sua mente propõe que estejam acontecendo, porque eles, de fato, não estão acontecendo. Se estivessem, haveria uma solução.

Mas o equívoco é tão grande que a mente diz estar ocorrendo um monte de coisas e você tenta resolver todos esses problemas que não têm solução. As pessoas morrem sem solucionar seus problemas, porque os problemas não têm substância nenhuma. Não há problema!

Se começa a ver que talvez seja a sua mente que cria os problemas - e só você pode verificar isso -, nós estamos num bom caminho. Porque, a partir daí, existe uma grande possibilidade de que você comece a recorrer àquele "espaço" onde um copo não é um copo, onde você não é a sua mente. A sua mente diz o que as coisas são. Mas são mesmo? Você tem certeza disso? Se não tem certeza, o melhor a fazer, é fazer nada. Ou aceite o convite à investigação.

A "tese" é que o aqui e agora é infinito. Não existe maneira de sair, nem existe fora do aqui e agora. Mesmo quando você pensa. Ou melhor: mesmo quando a mente pensa. A mente pensa aqui e agora. Sem o aqui e agora não existe absolutamente nada. Portanto, dizer, aqui e agora, que você não está aqui e agora, é um absurdo, não faz o menor sentido. Assumir isso é repetir um monte de crenças, material não examinado, inconscientemente. Quando diz isso, você está falando porque tem boca - e a maioria das pessoas, falam porque têm boca -, é uma confusão. Por isso, agora e sempre: cale a boca e veja!

2 comentários: