sexta-feira, fevereiro 11

a flor pensada e o tesouro






















 A proposta de Satsang é fazer nada. Portanto, se tem algum condicionamento que o mantém envolvido no tempo e nas metas, este ambiente é extremamente prejudicial a você. Através de Satsang não é possível conseguir nada.

Satsang pede que você entregue tudo o que tem. E essa proposição, por incrível que pareça, é de fácil alcance. Afinal, o que é que você tem de verdade? Observe! Todo o seu tesouro não passa de um acervo de ideias não investigadas. É muito raro saber quem somos. Costuma-se apenas pensar que se sabe. Então, largue de mão todo o conteúdo pensado. Ver e pensar são duas coisas diferentes.

Olhando para um copo, por exemplo, o tempo entre o ver e o pensar é tão exíguo, que você nem nota que está pensando que está vendo um copo. Mas, de fato, o que você está vendo não é um copo. Copo é o que a sua mente diz que você está vendo.

É crítico! Muita atenção deve ser invocada para verificar que o que você pensa é distinto daquilo que vê. Vivemos sob uma espécie de cegueira. Mal seus olhos batem em algo e, imediatamente, você “sabe” o que é. Mas, você não sabe. Diante de uma flor, você não está vendo uma flor. Você está apenas pensando que está vendo uma flor.

A mesma equação devemos aplicar a quem somos. O seu principal intuito deve ser questionar-se a respeito de si mesmo. Quem é você? Ou, se preferir, o que é você?

Um comentário:

  1. Bom, então não devemos ter meta, não ter objetivo na vida e não fazer nada.... nadinha e deixar a vida nos levar.... não vamos ficar entediados não... vou ler e reler este texto. obrigada Namaste!

    ResponderExcluir