quarta-feira, setembro 28

o andarilho e o retorno


Um poema de Kabir...
 
A união verdadeira está no lar, no lar está alegria da vida.
Por que eu deveria desistir do meu lar e vagar na floresta?
Se Brahma me ajuda a compreender a Verdade,
verdadeiramente irei descobrir a limitação e a libertação no lar.
Realmente é querido para mim quem tem o poder de mergulhar profundamente em Deus,
cuja a mente se perde com facilidade na sua contemplação.
É querido para mim quem conhece Deus e pode habitar na sua suprema Verdade,
em meditação.
E quem pode tocar a melodia do infinito unificando o amor e renúncia na vida.
O lar é o lugar permanente, no lar está a realidade.
O lar o ajuda a atingir aquele que é real,
então fique onde você está e todas as coisas virão a você na hora certa.
 
 
   
Para compreender este poema, é fundamental saber onde fica o lar. Qual é o seu verdadeiro endereço? Este é o trecho mais significativo: “O lar é o lugar permanente, no lar está a realidade. O lar o ajuda a atingir aquele que é real, então fique onde você está e todas as coisas virão a você na hora certa”. O intuito de estarmos aqui é exatamente descobrir onde fica este lar ao qual o poema se refere.
 
Segundo recomendação do poeta Kabir, abstenha-se de “caminhações” escusas. Na linguagem que temos experimentado, é o mesmo que voltar-se para dentro e descobrir quem é você. Ao confundir-se com aquilo que é visto, você vai atrás de incontáveis objetos e realizações e inumeráveis são as coisas a serem feitas, modificadas, alcançadas, constituídas, elaboradas, resolvidas etc. Porém, ao dar-se conta que o verdadeiro lar “é o lugar permanente onde está a realidade”, você atinge Aquele que é real. Então, não se mova! Fique exatamente onde você está e todas as coisas virão a você na hora certa – como disse Kabir.
 
Esta possibilidade confunde brutalmente a sua mente, porque o mundo inteiro se move e nos informa que devemos nos mover, fazer alguma coisa, que não podemos ficar parados...  Então voltemos ao princípio: é amável aquele que pode chamar o andarilho de volta pra casa. Saiba: o andarilho é a mente que, incansavelmente, corre atrás de suas metas. Ela cria as metas e vai embora de casa, em busca de satisfação. Portanto, o nosso diálogo tem apenas essa função: chamar a mente de volta pra casa, invocando Aquele que pode chamar o andarilho de volta ao lar.

Um comentário: