quarta-feira, outubro 5

o cheio do vazio e o vazio do cheio


















Encontrar a si mesmo, pode parecer complicado, mas é muito mais simples do que você imagina – pelo irrevogável fato de você já ser você e não haver a menor chance de não ser. É por isso que você não encontra a si mesmo, porque você é aquilo que você está buscando.

Com a ideia que te foi dada, você subentende que há alguém que busca e algo a ser encontrado – um sujeito e um objeto – e que você pode escolher quem você é: o sujeito ou o objeto. Mas estou aqui para tentar fazê-lo compreender que qualquer escolha que você faça, não é você!

A proposta é ficar de cara com o vazio, o indefinível, o sem-forma, o sem-nome, o infinito... Aquilo que não pode ser medido ou percebido pelos sentidos. Mas, quando encontra este vazio, você teme que não seja bem isso, porque não foi exatamente o que você leu – e interpretou – nos livros.

A verdade é que não tem como saber, a menos que você confronte e veja por si mesmo. Especular antes de se jogar no abismo é vão! O convite é antes de pensar, você se jogue. Deixe para pensar depois.

O abismo do qual estou falando é você. Confronte o que, de alguma forma, as pessoas têm dito que é inacessível e amedrontador. Não esqueça que isso é apenas uma ideia emprestada de alguém. A mente concebe o Vazio como vazio, mas será que é mesmo? E se o vazio for cheio e o cheio que a mente concebe for vazio? Pare e observe carinhosamente aquilo que a mente chama de “cheio” e veja que tudo é tão vazio...

Você comprou o carro do ano e se sente cheio. Mas o ano passa e logo esse cheio se torna vazio, e você precisa de outro carro. Assim, o desejo enche de vazio a sua vida. Satsang, portanto, aponta para a satisfação do Vazio que contém tudo e todas as coisas. Questione-se! E não esqueça que o primeiro passo em direção a este vazio, é saber quem é você.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não é muito fácil entender o que o sr escreve, porém mesmo tendo o entendimento limitado sinto que são verdadeiras as suas palavras... sinto como parte da verdade que eu sou.
    Obrigado por postar palavras de sabedoria para o nosso deleite
    Fique na paz!

    ResponderExcluir