quarta-feira, novembro 21

luz pacífica, paz sincera


















Tudo aquilo que você vê, deve ser consumido como um filme. Considere-se sentado no salão do cinema, assistindo um filme. Não tente compreender ou analisar, pois geralmente quando pensamos que algo foi compreendido, uma outra coisa começa a exigir sua compreensão. Não tem “o fim do jogo” – quando você vence uma fase, começa outra. Trata-se de um filme sem fim. Mas não perca essa metáfora: o que você está vendo é um filme.

Se você se imagina um personagem dentro do filme, está fudido. Porque a verdade é que sempre tem o diretor que está fazendo alguma coisa com esse personagem. Agora, se você não se vê como personagem e, sim, como a luz que elabora, que dá forma aos personagens e tudo o mais que aparece, isso proporciona tremendo distanciamento a respeito dos acontecimentos e, por conseguinte, distanciamento do sofrimento provocado pelo apego ao personagem.

Paz é o que emana desse destacamento. A relação tanto com o sujeito quanto com os objetos passa a ser outra, muito mais leve. Já chamei em algum momento de “paz sincera” e vou repetir porque essa expressão fala muito. As relações se tornam relativas. O que acontece entre os personagens é relativo. Você é a luz. E é muito pacífico ser a luz. Personagens têm conflitos, a luz é pacífica, ela inclui tudo. 

4 comentários:

  1. Satya vc se situar (se vê, sentir) esta posição de luz, é algo tão delicado, estar no alto deste penhasco e se manter lá relaxado (este LÀ q é aqui) - Parar, ficar, permanecer... Se senti em casa - de volta ao nada---- Desinteresar---- e plenitude - Vida longa ao Satyaprem!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Satyaprem.

    Não sei se você teria tempo para responder à essa indagação.

    Assisti sua entrevista à Revista Veja no "satyaprem.tv". Achei muito interessante, mas também muito parecido com os ensinamentos de Eckhart Tolle, na verdade eu achei a sua fala mais "digerível" do que o Tolle, talvez por você ser brasileiro.

    Tem alguma coisa a ver ou é só impressão minha? O que você acha dos ensinamentos de Eckhart Tolle?

    Grato.

    ResponderExcluir