terça-feira, maio 21

a complexa inflexibilidade tirânica da mente ou umas gotas de clareza


Sócrates terminou aqui: "Sei que nada sei". E nós estamos começando nisso. Você é feliz ou triste? Responda "Não sei", por favor! Responda "Não sei" e veja como isso é muito melhor do que entrar em qualquer discussão baseada no que você pensa.

É óbvio que, dado o contexto, você escolhe umas memórias e não outras. E a isso você chama de "realidade". No entanto, se você tomar uns dois copos de whisky, vai mudar completamente a sua forma de pensar. Um chá de cogumelo vai alterar mais ainda. E umas gotas de clareza, então? Muda tudo.

Só te resta rir. De repente você se pega rindo do seu guarda-roupa. "Quem foi que comprou aqueles troços?" – você há de se perguntar em algum momento. "E aquele quadro ridículo?"

A descoberta de si desperta o bom humor – isso é presença. Às vezes ouvimos alguém dizer "esse cara tem uma presença de espírito". É isso! Presença. Totalidade.

Comece a examinar tudo o que a mente interpõe entre você e as coisas com atenção. Se não usar o que a sua mente diz, você tem resposta para o quê, exatamente? Tudo o que você sabe é a sua mente que sabe.

Os seus olhos são um instrumento para ver os objetos, isso é científico. Agora, quem dita que o objeto que você está vendo é isso ou aquilo é o seu contexto cultural, aquilo que você aprendeu.

Essa estrutura é tão tirânica que, a menos que você se torne um pouco mais flexível, não existe a menor chance de se dar conta que você é algo muito maior do que essa fração mínima que você insiste em chamar de "eu".

3 comentários:

  1. Adorei isso! "Não sei" nos poupa de muito trabalho inútil e discussões sem objetivos!

    ResponderExcluir
  2. YES again, more and more. gratidão Satya. GUPT

    ResponderExcluir
  3. Excelente, todas as vezes que identificamos com a mente, começamos a criar e ver problemas que não existem na realidade, como diz Osho: a nossa mente é o único problema.

    ResponderExcluir