quarta-feira, março 23

silêncio não mente - além do negativo e do positivo



Mais uma vez, eu insisto: veja que o visto não é você. O descrito não é você. Todas as descrições são insubstanciais. O espelho não se importa, se quer, se é negatividade ou positividade aparecendo à sua frente. Para ele, não há distinção. Apenas coisas aparecem e desaparecem.

Por isso o meu convite: ao invés de adotar, inclusive, a máxima de aceitar a si mesmo com defeitos e qualidades, veja se o espelho tem algum problema em refletir o negativo ou o positivo.

No contexto de Satsang, o dito “negativo”, se revela levemente como uma mentira. Da mesma forma que o positivo também se torna falso. Nenhum desses dois pólos descrevem quem você verdadeiramente é. São apenas aparências em quem você é. Por isso aqui é fácil ver que o negativo é positivo também. Não existe uma coisa ou a outra. Ambos aparecem em você. E podem aparecer com tal clareza, que revelam que você está num ponto alhures, num outro lugar, muito além das duas coisas.

O negativo e o positivo descrevem apenas experiências. Existem experiências de medo, de raiva, de tristeza... assim como experiências de bondade, de alegria, de êxtase, de paz... Quem você é, não pode ser descrito de maneira alguma.

Participante – Mas, Satya, existem experiências que a mente me coloca enquanto qualidades negativas, que realmente me impedem de ficar em silêncio. E isso é uma coisa que me perturba.

Perturba a quem? O cuidado que você tem que ter aqui, não é em permanecer analisando. Por isso eu proponho que você use a sua mente e descreva o que está vendo, para que fique nítido que você é aquele que vê. A mente está construindo momento a momento, através de relembranças, coisas que nesse instante não têm nenhuma consistência.

Participante – É. Mas quando está mais calmo, com experiências conhecidas como positivas, fica mais fácil permanecer no silêncio.

O Silêncio precisa permanecer no Silêncio? Esforce-se mais um pouco. Senão você permanece tentando fazer o que a mente propõe. Você não precisa permanecer no silêncio. A menos que você esteja fora do silêncio. A mente é como uma camada que ofusca a sua visão, e você fica se debatendo, indo e voltando. Mas a verdade é que o Silêncio está além do negativo e do positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário