segunda-feira, março 28

nem contra, nem a favor. observação.




Se você aprender a ouvir a si mesmo - e eu vou explicar melhor o que quero dizer com “ouvir a si mesmo” -, você conseguiu o que veio buscar em Satsang.

Eu não quero que você me ouça, quero que ouça a si mesmo. Ouvir-se será o suficiente para resolver todos os seus problemas. Por isso começamos com você me ouvindo, até que consiga ouvir a si mesmo. Me ouvindo, lentamente, ou talvez nem tão lentamente assim, você começa a perceber que está ouvindo a si mesmo. Isso é tudo o que precisa acontecer.

Entenda “ouvir-se” por “observar-se”. Aproxime-se disso! Veja o que é Observar e que a Observação não ocorre na mente. Aliás, não apenas não ocorre na mente, como é completamente desconhecido para ela. Ouça bem: eu disse “completamente desconhecido”.

A sua mente não entenderá o nosso diálogo, até que canse e se renda. Este é o mistério que estamos compartilhando. Você irá se surpreender ao olhar objetivamente para o lugar certo e ver que existe o Observar e o pensar que está observando. Mais fundo, você pode realizar que a mente não tem como saber o que é Observação. No entanto, a Observação sabe de si e sabe a respeito do pensar-se observação.

A mente é um dos seus maiores instrumentos. Todo o seu mundo só faz sentido ou não faz sentido por causa da mente. Eu não tenho absolutamente nada contra a mente - não tenho nada a favor da mente, tampouco. Se veio aqui achando que tenho algo contra a mente, se enganou. E, da mesma forma, se veio pensando que tenho alguma coisa a favor da mente, você também está enganado. Nem contra, nem a favor. Porém, saiba, de uma forma ou de outra, enquanto você estiver identificado com a mente, não há a mínima chance da Observação ser realizada.

Um comentário: