sexta-feira, março 18

observação não é alguém
















O aquietamento dos sentidos, a observação, mostra o que você é. E Satsang, ressalta esse apontamento. Cada vez que esquece disso, você se emaranha num mar de imaginação. E sempre que se lembra, você vê que tudo o que estava imaginando não tem serviço nenhum. Inclusive nada daquilo que você estava pensando a um minuto atrás, aconteceu, de fato. Está tudo em Paz.

     Nem por um segundo, esqueça de observar que você está escutando o que está sendo dito e, mais adiante, veja que dentro dessa observação, está a Paz que você procura. Note como o próprio ato de observar que você está ouvindo, é pacificador. Note quão relaxante é remeter-se à observação. É pura expansão...

     Em observação, você deixa de ser aquilo que pensa que é, deixa de ter o limite que parece ter. Aquilo que você é, não tem limite. Que tamanho tem Aquele que observa? Preste muita atenção! Não estou o convidando a é pensar a respeito disso, o convido a observar diretamente.

     Olhe! O corpo está ouvindo, o corpo está sentindo... e você é o observador de tudo isso. Aonde, esse que você é, se encontra? Ou, ainda, veja se esse que observa é “alguém”. Busque insistentemente: quem é esse que observa? Onde ele se encontra? Seus olhos vêem, seus ouvidos ouvem, seu coração bate e a observação disso é serena, distanciada, tranquila e totalmente livre.

     Note que a observação é constante, não é fragmentada. Mesmo enquanto os pensamentos ocorrem, você está notando o que está pensando. O Osho nos disse: “Aprenda a testemunhar”. Isso porque, não nos ensinaram a testemunhar. Nem mesmo a noção de que isso era possível, nos foi passada.

     É por isso que, quando você se dá conta de quem você realmente é, não tem mais pergunta. Pois quem você é, não precisa saber nada. Repousar nisso é o deleite proposto por Satsang.

3 comentários:

  1. Uau ! Satyaprem é uma faca afiada que corta nossa cabeça. Que mais ele pode dizer...

    ResponderExcluir
  2. "Cada vez que esquece disso, você se emaranha num mar de imaginação."
    Há os que, como eu, estão sempre se emaranhando nos pensamento, mas conscientemente voltam ao ponto do observador. Há aqueles para quem falar nisto é pura especulação ou até uma crença.
    Obrigado Satyaprem.

    ResponderExcluir