quarta-feira, abril 6

atenção dentro da atenção



















Você foi condicionado a tomar conclusões. Já notou quantas vezes decidiu nunca mais falar com determinada pessoa ou agir de um jeito ou de outro? Mas é hora de questionar essas afirmações. Para começar, eu proponho que lembre-se de uma situação ou pessoa que tenha perturbado você e faça um julgamento sobre isso. Por esse instante, ponha toda sua energia em julgar deliberadamente e fique atento! Quando você afirma: “Aquele cara é um canalha!” Vê que tem um certo absolutismo nessa frase? Agora, questione o seguinte: você tem como provar que ele realmente é um canalha? Você tem uma experiência objetiva daquela pessoa? Você tem uma experiência completa, absoluta? Mais fundo, vê que, decorrente da afirmação “ele é um canalha”, você tem uma decisão a tomar? E, a partir daí, você tenta se afastar de todos os "canalhas", sem ver que, enquanto tentar afastar-se disso, o nome deles mudarão, mas o “canalha” continuará, porque o “canalha” não está nele. Tudo depende de você.

Dando-se conta dessa reversão, você deve, definitivamente, migrar para esse outro contexto: “Estou disposto a encontrar todos os canalhas do planeta”. Isso significa que você não tem nada a temer.

O que o contrai?

Confiança o contrai? Entrega o contrai? Aceitação o contrai? Relaxamento o contrai? Amor o contrai? Compaixão o contrai? Paciência o contrai? Clareza o contrai? Ou é medo que o contrai? Até mesmo a raiva é apenas um mecanismo de defesa. Você está se defendendo porque está com medo. É básico: você agride quando está com medo. Medo contrai.

O que você quer? Uma vez que saiba o que quer, isso se torna a sua busca. Descubra o que está por trás de todos os enredos de relacionamento, dinheiro, poder, segurança... Se descobrir o que está por trás de tudo isso, você descobre o que quer e, aí, coloque tudo ao encontro disso.

Você não pode ter Paz, se fica preocupado com o que vai acontecer com o seu telefone. Paz é despreocupação do que vai acontecer. Vai acontecer o que tiver de acontecer. Sabedoria é ver a natureza das coisas como elas são e saber que assim como as coisas vêm, elas vão. É fundamental saber que é uma falácia tentar perpetuar o que não pode ser perpetuado.

E, além disso, investigue: quem perpetuaria isso ou aquilo que não pode ser perpetuado? Se você acha que é agente de alguma coisa, ainda não investigou com clareza. Às vezes você se confunde com o sujeito, mas você é apenas um bambu. Você jura que as coisas acontecem em decorrência das suas articulações mentais, intelectuais e pensamentais. Mas as coisas acontecem apenas através de você.

A sua mãe diz para não agir instintivamente. Mas veja que os momentos mais felizes da sua vida, foram instintivos. Os argumentos para isso são muitos, por isso o convido a observar. Se observando, você mesmo se pega com a mão na cumbuca. E é isso o que significa estar alerta, estar atento.

Apenas esteja atento. A Atenção fica atenta. Apenas em Atenção é possível ver que a mente fica dando voltas dentro dela mesma, resolvendo os problemas que não existem, dando as soluções que ela inventou e decidindo coisas que não adiantam, porque o dia continua o mesmo, com ou sem aquela decisão. Acorde! Amadureça e caia dentro da Atenção que você é.





2 comentários:

  1. " Apenas em Atenção é possível ver que a mente fica dando voltas dentro dela mesma, resolvendo os problemas que não existem, dando as soluções que ela inventou e decidindo coisas que não adiantam, porque o dia continua o mesmo, com ou sem aquela decisão. Acorde!
    "touché"

    ResponderExcluir
  2. Grata por essa Satyaprem, chegou no Agora, na necessidade.
    Namastê

    ResponderExcluir