quarta-feira, fevereiro 9

sim, sim, sim. sagrado, profano.
















Quando você olha para a vida, para as suas relações, para a sua situação financeira... o que você quer? Você quer um relacionamento que nunca mais acabe? Quer uma saúde que não oscile? Quer mais dinheiro? Quer um bom emprego? Quer uma casa? Diga a primeira coisa que lhe vem.

PARTICIPANTE – Satyaprem, a primeira coisa que me veio à cabeça quando você fez essa pergunta foi: por que eu não consigo celebrar com a vida? Isso é o que me ocorre. Eu vejo as coisas acontecendo e eu dizendo: “Isso não está correto. Isso não é assim...” Eu gostaria muito de enxergar, com esse brilho que você fala, essa aceitação total de que realmente a vida é do jeito que é. Também me dou conta de que estou vindo aqui querendo pegar algo, e isso me assustou.

Você quer o brilho que eu digo que a vida tem?

PARTICIPANTE – Eu levo tudo muito a sério.

O que você vê, exatamente?

PARTICIPANTE – Eu vejo coisas que eu não posso controlar e eu não aceito isso ainda. Eu ainda acho que tenho que controlar alguma coisa.

Vamos devagar! Você poderia dizer neste momento, para si mesma, que é ok, ser assim como você é?

PARTICIPANTE – Com certeza.

Você pode ficar brigando com a vida?

PARTICIPANTE – Não.

É muito sutil. Veja! Eu estou propondo um diálogo mínimo com você. Não estou fazendo exigência nenhuma. Apenas o convido a celebrar a vida como ela é. Estou lhe convidando a aceitar o fato de que você não celebra a vida, mas você não quer. Se você aceitar que você é “assim ou assado”, você simplesmente é “assim ou assado” – e pronto. O que está lhe faltando? É muito sutil e por isso você não nota.

A minha pergunta é simples: daria para você dizer ok para si mesmo, neste momento, do jeito que você é? Quem é que está exigindo de você, que você celebre a vida? Quem é que está exigindo isso?

PARTICIPANTE – Não sei, talvez a mente.

Não, respostas prontas não.

Jogue tudo fora! Esqueça tudo o que você ouviu antes. Vamos começar tudo de novo. Você tem que aprender a começar tudo de novo em todos os momentos. Não existem respostas prontas.  Esqueça todo o blá, blá, blá... O passado não está aqui. Minha pergunta é simples: quem é que está exigindo de você que você seja celebrativa? Não imagine! Simplesmente olhe e veja.

PARTICIPANTE – Eu não encontro uma resposta.

Isso porque não tem uma resposta. Então eu pergunto: dá para ser simplesmente do jeito que está sendo agora?

PARTICIPANTE – Sim

Agora, “simplesmente imagine” (entre aspas) que você está dando “ok” para ser uma pessoa que está brigando com a vida.

PARTICIPANTE – Aí tudo se torna uma piada. [SORRINDO]

Este é o “sim” que eu estou lhe convidando a dar. Este é o “sim”, um simples “sim”. Veja! O que você está precisando agora?

PARTICIPANTE – Absolutamente nada.

Quando digo para você celebrar a vida, estou dizendo para você celebrar este momento. Veja como é fantástico! O que está acontecendo com você?

PARTICIPANTE – Celebração.

E não levou muito tempo... Você, sentado aí do lado, pode não estar acreditando, mas é só porque você está pensando na sua própria besteira. Olhe e veja você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário