quinta-feira, junho 2

nada precisa ser feito

A única coisa que você precisa ter muito zelo é que o hábito torna as experiências automáticas. Você tende a fazer desse jeito hoje, por ter feito o mesmo ontem. Por isso: zelo e atenção!


Eu observo as árvores, e elas não choram porque os frutos caem de maduros. Ou você já viu alguma árvore triste por terem caído todas as suas folhas no inverno? Não. A sua tristeza é inventada. Você sofre porque existe um pensamento que diz que você não pode ficar sozinho, por exemplo. A mente diz que se você está só, é porque tem alguma coisa errada. Mas o que está errado? O único erro é você se sentir só e pensar que não deveria estar só.


Participante – Na verdade, só pensamos que precisamos de alguém. Isso é apenas um pensamento. E acho que é isso que está errado.


Pois é! É tudo óbvio. O que você tem que fazer? Não tem que fazer nada! Você precisa simplesmente ficar quieto e zelar por esse pano de fundo que é o Silêncio, que é a sua natureza. Você não precisa de nada! Isso não impede que você se envolva com as pessoas. Envolva-se! Mas sem nenhuma expectativa. Sem a expectativa de que aquilo vá ser para sempre, ou de que aquilo precise de um formato.


Ouvi uma vez: “Se não existe apontamento, não existe desapontamento”. Se você não puser expectativa numa determinada situação, como pode se desapontar com essa situação? É tudo uma questão de moldura, de mente, de como olhar para a realidade. Eu sei que está tudo óbvio, para você, mas você ainda insiste em fazer alguma coisa. Pergunte-se: quem quer fazer? O hábito.


O hábito nos diz que tem que ser feita alguma coisa. A voz do Silêncio diz que nada precisa ser feito, que tudo está bem do jeito que está. Não faça nada! As coisas vão acontecer por si mesmas. Note que todos os seus movimentos na vida, têm sido influenciados por algo transcendente, por algo maior que você. Note isso com atenção, e veja que nada precisa ser feito. Porque a ideia de que algo precisa ser feito, é uma ideia egóica.


Geralmente você precisa fazer algo, para depois dizer que o fez. Mas se você não faz nada, você não vai ter como dizer que fez alguma coisa. E isso é desapego. Desapego, inclusive, da ideia de quem faz.

Dê-se conta disso e verá que você não precisa fazer nada, pode permanecer silencioso, essa é a sua natureza. Apenas note.

Nenhum comentário:

Postar um comentário