sexta-feira, junho 17

o mar, dentro



















Todos os processos terapêuticos se perdem na proposta de “amar a si mesmo”. As terapias insistem em amar o que é visto, porque elas descrevem aquilo que é visto como sendo você. No entanto, amar a si mesmo significa amar esse que você não encontra, esse que você não sabe o que é, mas que o silencia e aquieta.

Existe um magnetismo do lado de fora. Você sofre do “complexo do espermatozóide” – está sempre pronto para sair em direção à alguma coisa. No nosso subconsciente, é altamente potente a ideia de que a realização esteja do lado de fora. Por isso insisto: aquiete-se e saiba! Qualquer movimento, o leva para fora.

Consciência é um espelho – e, por favor, compreenda da melhor maneira possível, porque a mente tende a entender que exista um objeto chamado “espelho” ao qual é possível estar alerta. Mas você não pode! A Consciência é um espelho que reflete tudo o que pode ser descrito.

Tudo o que pode ser sentido ou pensado é um reflexo no espelho da Consciência. O seu corpo não é e nunca vai ser Consciência, portanto, não continue preso ao corpo. Dê-se conta de que você é aquele que observa o corpo – e esse que observa o corpo não está no corpo. Você, na verdade, é aquele onde o corpo está contido – que, diga-se de passagem, é infinito.

Participante – Satya, eu gostaria de compartilhar uma experiência...  Há poucos dias, estive numa cidade onde nunca havia estado e recebi várias indicações de um amigo a respeito de aonde ir e que caminho tomar. No entanto, quando fiquei sozinha e comecei a dirigir, me dei conta que havia esquecido todas as referências que ele me deu. Mas, imediatamente, antes de me preocupar, surgiu muito forte a “sensação” de que era impossível me perder, pois não havia um só lugar onde eu fosse que estivesse fora de mim. De repente, é como se tudo pudesse acontecer sem nenhum estranhamento ou limite. Mais tarde, compartilhei isso com o mesmo amigo e, passando pelo mar, ele disse: “Imagina todo esse mar dentro de você!” E, mais uma vez, uma realização muito forte de que esse você não era o meu corpo. Eu sou aquilo onde tanto o meu corpo quanto o mar está.

Sim, o seu corpo é uma descrição dentro de quem você é, assim como o mar, ele está dentro de você. A confusão primordial é confundir-se com o objeto. O corpo é o objeto contido. Você é o infinito onde tudo está contido.

Um comentário:

  1. Lendo isto lembrei de um video de Jim Carrey :

    http://blogdoavikal.blogspot.com/search/label/Videos%20-%20Jim%20Carrey

    Dar-se conta disto é um presente.

    Existe uma frase de Jesus muito interessante :
    "Os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, nem entrou no entendimento dos homens o que Deus preparou para aqueles que o amam".

    Satya está apenas apontando para isto. Nós temos que descobrir.

    ResponderExcluir