quinta-feira, junho 16

o caminho do não-caminho


















A maioria das pessoas se apega aos caminhos, aos métodos e não passam disso. Chega um ponto onde você tem que deixar o método para trás, porque dentro do Ser não existe profundidade nenhuma, não existe largura, não existe comprimento. Não tem como você estar mais ou menos fundo, no Ser.

Dentro da Consciência que você é, estar na borda ou no fundo é a mesma coisa. Os métodos apenas ajudam a reconhecermos certos contextos, mas, a partir daí, eles são desnecessários. Chega um ponto em que você precisa ter coragem para largar tudo e continuar sozinho, você precisa dar esse passo nu e vazio, sem nada. Todos os caminhos servem para chegar até um certo ponto, mas não são o fim, a partir deste não há mais caminho. A razão disso é o fato de não ter onde chegar, não existem dois pontos entre este em que você está agora e um outro no futuro, noutro lugar. 

Onde quer que você esteja, é aqui e agora. E, ao contrário do que os métodos propõem, para estar aqui e agora não é necessário nenhum caminho. Portanto, o que importa é a sua compreensão. Todos os métodos dizem que você não está pronto. E é por isso que eles existem, para prepará-lo. De uma certa forma, concordo que você possa não estar pronto para a Verdade nua e crua. Mas enquanto você estiver no caminho, na busca, saiba que estará prorrogando a sua realização.

Satsang é para as pessoas que querem parar de caminhar. Não existe caminho entre você e o Ser. Não existe distância entre você e o Ser. Você é o Ser! Não há preparação a ser feita, apenas um reconhecimento é necessário, e isso só pode acontecer aqui e agora.

O único caminho é o não-caminho, porque não implica em nenhum caminhar, não implica em sair daqui e chegar lá. Se estou saindo daqui para chegar lá, existe um ideal, existe algo que foi posto na minha frente, no tempo, que exige uma melhora.

Apesar da mente não compreender e continuar desejando uma infindável preparação, queira você ou não, o fato é que não é necessário percorrer nenhum caminho. Você não precisa chegar a lugar nenhum porque você já está onde você quer chegar! Pare de caminhar!

Um comentário:

  1. "Você não precisa chegar a lugar nenhum porque você já está onde você quer chegar! Pare de caminhar!"
    Obrigado Mestre.

    ResponderExcluir