sexta-feira, outubro 15

silencio além da alegria e da tristeza



Venho reiterar o meu convite, que, na verdade, é muito simples.
O convite é uma mudança entre a entidade imaginada e o Silêncio inimaginável,
através do entendimento, através da visão.
Se o entendimento se aprofunda, se a visão é direta, a sua escolha ocorre sem nenhum esforço.
Em verdade, posto o entendimento, realizada a visão, você não tem escolha.
Desse modo, como diz Osho: "Como vocês conseguem ficar "não-iluminados" por tanto tempo,
enquanto a realidade do seu ser é silenciosa, é atenção?".
A visão é independente do que quer que seja. E somente "isso" é independente, só "isso" existe em si.

A nossa alegria é dependente das circunstâncias.
Se as circunstâncias não são apropriadas, nossa alegria fica relativizada.
Quanto à tristeza, o mesmo. Se a circunstância não estiver apropriada, ficar triste é impossível.
No entanto, o Silêncio não precisa de circunstâncias.
E na presença do Silêncio não pode haver nem tristeza nem alegria.
De uma certa forma, há o que chamamos de transcendência.
E, efetivamente, na mente há um aquietamento.
Efetivamente, no corpo há um relaxamento.

Se você não está vendo o que estou apontando, é porque, possivelmente,
você está olhando para qualquer outro lugar que não para Dentro.
Porque Dentro, inegavelmente, repousa o Silêncio.
E o detalhe é que o Silêncio não é separado de você.
Esse Silêncio, essa atenção silenciosa é quem você verdadeiramente é.

Veja! Eu não sugiro que você acredite no que estou dizendo -
muito antes pelo contrário -, eu posso, inclusive, pedir que não acredite em mim.
O que sugiro, é que veja se você é esse Silêncio aqui e agora.
Mas somente aqui e agora, você pode ver que você é o Silêncio.
aqui e agora não pode haver nenhum pensamento, porque não há tempo para pensar.
Aqui e agora não há nenhuma sensação, porque não há tempo para ter uma sensação.

Então, o que fica no imensurável aqui e agora?
Verifique, em menos de 1 segundo, e eu quero ver nos seus olhos para onde você está olhando.

Isso  é você. 
Agora, deixe expandir. 
Deixa isso tomar conta. 
Cuide com carinho.

3 comentários:

  1. Belíssimo Texto!
    Texto do Silêncio:
    verdadeiro, claro, lindo...
    iluminante!
    amoroso!
    preciso!

    namastê!

    AMOR,
    sAFI

    ResponderExcluir
  2. Grata pelo convite que aceito com todo meu Ser.
    Tento estar no Aqui e Agora e ser o silêncio, mas
    na maior parte do tempo é tão difícil.. E quando consigo é tão rápido. Gostaria de permanecer nesse Silêncio mais tempo, mas é fugaz demais..
    Namastê.

    ResponderExcluir