sexta-feira, março 4

atenção silenciosa

















De onde você foca? O que você foca? Para onde tem direcionado toda a sua energia até este momento? Você tem estado ancorado na periferia, tentando fazer com que os outros lhe entendam e tentando entender os outros. Mas, o que resta é falência, fracasso – porque não existe ninguém. Enquanto você foca na periferia, não sabe que não existe ninguém, então, pensa que existe alguém e assim tudo se complica.

Como é que você vai “ver” e ficar em paz com esse Silêncio que é inerente? Experimente! Se alguém não lhe dá aquilo que quer, você simplesmente observa e aceita, porque não tem nenhuma outra coisa a fazer. Seu foco deve mudar da periferia – satisfações, sentidos – para Aquilo que você verdadeiramente é.

É óbvio que você vai continuar usando o seu nome. É óbvio que vai se mexer normalmente no mundo – e quanto mais, melhor. Essa é a ordinariedade que o Osho pediu e da qual ele tanto falava. Seja ordinário! Os outros “iluminados” que a gente vê por aí são todos “extra-ordinários”. Mas nós ouvimos: “Se você não foi ao Himalaia, como é que você vai iluminar?”, “Algum astrólogo fez a sua carta natal quando você era pequeno?”, “Você deu três passos logo ao nascer?” , “Alguém leu seu futuro numa folha de bananeira e viu que você iria iluminar aos 33 anos?” Vejam! Essa é a imaturidade do tempo que precisava daquelas histórias, hoje você não precisa disso! Fique quieto e saiba. Essa é sua natureza!

A mentira é que você não é o Buda. A verdade é que não há o que dizer e quando não há o que dizer, ficamos quietos. A natureza do Ser que você é, é Silêncio. Note! Você é uma atenção silenciosa.

5 comentários:

  1. Uau, que barca furada gastar toda nossa energia tentando nos ancorar na periferia ! ! !
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. que ótimo início de carnaval Beloved!!!
    amor para a família que se reuni em silêncio..
    gratidão Mestre
    namastê

    ResponderExcluir
  3. Isso a que chamamos consciência, observação ou atenção silenciosa, não seria apenas uma função cognitiva como a mente ordinária, só que num nível "superior" ? Talvez esse silêncio possa ser mais facilmente compreendido como uma perda de foco dessa função...

    ResponderExcluir