terça-feira, março 1

no indefinível, imensurável humildade.

























Participante — Em função do “eu” fragmentado que normalmente somos, costumava pensar nessa questão do aqui e agora como sendo esse “eu”, 100% total, no aqui e agora.

Sim, mas não passa pelos sentidos. É fragmentação, você não consegue perceber com os sentidos a completude de nada. Com os sentidos, só percebe os fragmentos. Você está olhando para mim agora e isso faz com que você perca o fundo da sala, assim como, ao olhar para você, também perco o fundo da sala. Não percebo as minhas costas com os meus olhos, por exemplo, e existem sons que não são audíveis.

Aqui e agora só existe o Ser. E o Ser não é seu, não é propriedade sua. Seu Ser é o meu Ser. Seu Ser é o Ser de todo mundo. Ele não pode ser seu – e é por ele não ser de propriedade sua, nem de ninguém, que ele mora no aqui e agora. Nada tem definição no aqui e agora. O Ser é indefinível.

É por isso que os Budas dizem que, quando o Ser é realizado, uma profunda e imensurável humildade é realizada, porque é percebido o quão pequeno é este “eu”. A arrogância é apenas baseada na ignorância e na ideia de separação. Você pensa que eu sou separado de você, ou que você é separado de um outro alguém, ou que você sabe mais do que esse outro alguém, ou que eu sei mais do que você. Mas essa é uma ideia aprendida, condicionada. Você cresceu ouvindo que o seu corpo era você. Este limite lhe foi imposto quando disseram que você era alguém. Vem daí toda essa dificuldade em transpor, em transgredir esse limite. Transgredir é pecado.

Estes conceitos são limites, ou seja, estão definindo você, estão criando uma identidade, tentando fazer de você algo palpável. Só uma coisa não é palpável e não tem limite. Em ignorância, você tem medo disso. Mas isso é você!

2 comentários:

  1. Grata sempre.
    Abraços infinito como o Ser.

    ResponderExcluir
  2. "Nada tem definição no aqui e agora. O Ser é indefinível."
    Na compreensão disto está o inicio da sabedoria.

    ResponderExcluir