segunda-feira, setembro 3

mente quieta, coração tranquilo


Quando é perdido o interesse em controlar os acontecimentos e desejar que, alguns deles, durem para sempre, você põe o barco em ponto-morto e deixa fluir. Dependendo do momento em que você se encontre, a velocidade da corrente em direção à cascata é gritante. Em contrapartida, o controle promove grande lentidão, as coisas parecem não se mover, como se a vida não passasse, estivesse estagnada.

A vida da maioria das pessoas gira em torno da manutenção e tentativa de perpetuação de suas histórias. Há quem plastifique uma rosa e acredite que ela está viva no vaso da sala. Mas também há beleza na decadência, naquela rosa que vai murchando. Nada no universo está tentando manter o que quer que seja, só a mente humana.

De alguma maneira todo o trabalho da mente está em manter as histórias – é uma paranóia! As pessoas querem manter as relações e a juventude eterna, mas isso não é possível.

Na medida em que você se dá conta que Aquilo que você é, é muito mais vasto e que toda a beleza ocorre dentro de você, onde a mente entra? Nesse ponto, a mente entra para fazer uma bela fotografia, um poema, uma música... E o decair e a tristeza devem ser incluídos e podem gerar belas canções.

Se você se entristece de uma maneira saudável, não é depressão – não confunda uma coisa com a outra –, é sinal de vida. Você está vivo! Tudo pode acontecer. O mais importante é saber quem você é, e saber que você é Aquilo que está por trás de tudo.

Por trás de tudo há uma Presença, uma presença que não está no corpo, que não vem da mente... Só um apontamento é o suficiente para que você veja. Nisso, é inevitável que o corpo relaxe e a mente se aquiete.

A tendência da mente é sempre se envolver com algum pensamento, com coisas que não estão presentes – até porque com aquilo que está presente você não precisa pensar a respeito, você interage diretamente. Portanto, note a Presença e aquiete-se. Somente a Presença é eterna e não carece manutenção. Na verdade, é na ausência de controle que Ela resplandece. Entregue-se e Veja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário