sexta-feira, setembro 24

não existe pensamento sem tempo

















Você tem construído uma entidade imaginária, que é mensurável,
e você se identifica com ela. Mas, por que se identificar com algo que não é você?
Você sofre tentando manter todas as ideias juntas, conectadas,
com uma certa coerência. Freud chama isso de “ego”, e antigamente
os budistas chamavam de “eu”. É aquela noção de que há um “eu”,
um alguém com identidade própria, com um limite.
Porém, o que é necessário para qualquer limite?

A identidade, a entidade, precisa de tempo e espaço.
Para pensar a si mesmo, é necessário tempo – não existe pensamento sem tempo.
Da forma como você se compreende, você pode existir sem o tempo?
Você pode pensar sem o tempo? Experimente!
Pense a si mesmo sem ter tempo para pensar – isso não faz o menor sentido.
A verdade é que, se não te derem tempo, você não tem a menor ideia
de quem você é. Para a sua mente existir, para o ego existir, para pensar
a si mesmo, você precisa de tempo.


O infinito é o que você é. Isso, que existe na ausência de tempo
e na ausência de espaço, é você. Como nada pode existir na ausência
de tempo e de espaço, você, em si, não existe. Essa é exatamente a sua realidade.
Você é algo que não pode ser tocado, que não é tangível, que não pode ser medido.
A transcendência do Ser ocorre na ausência de tempo e na ausência de espaço.

Um comentário:

  1. Se eu não sou o que eu sou, se eu posso pensar sem o tempo e posso experenciar tudo isto que estou sendo informada, se sou infinito, se sou na ausênacia de espaço (isso tudo é Real) é uma loucura para, vamos dizer cair a ficha.Precisamos meditar muito né Satyaprem ? vc poderia nos falar, qual a técnica que vc indica (todas 130 técnicas Osho) entre todos os vídeos que vc dá entrevista o que mais me chamou atenção e repetí varias vezes foi da Veja, foi lindo...ficamos todos emocionados.Gostaria dessa informação (que pergunto) embora seja seu blog e nada mais que comentários. Assim eu entendí Sonia

    ResponderExcluir