terça-feira, outubro 2

saber e desaprender
















O que te traz aqui?
Participante – A busca pelo conhecimento.
O que você quer conhecer?
Participante – Quero conhecer mais a mim mesmo.
E o que você sabe de si?
Participante – Estando aqui, me ocorre que não sei muito, preciso aprender.

Pois estou aqui para compartilhar que este encontro não propõe que você aprenda algo. Se você se deu conta que não sabe muito, eu gostaria que fosse além e não soubesse absolutamente nada. Você deve, inclusive, abandonar a ideia de que ainda tem muito o que aprender.

As pessoas vivem este paradigma, crêem que acúmulo de conhecimento é sinal de riqueza, que quanto mais você souber, melhor. Sim, a respeito do seu meio de “ganhar pão”, o ideal é que você saiba mais. Se você é um padeiro, não será um bom padeiro sem saber nada a respeito de pães.

Então é comum que a mente faça um paralelo entre saber a respeito de fazer pão, saber a respeito de engenharia, saber a respeito do que quer que seja, como sendo o mesmo que saber a respeito de Si. Você pensa que se trata de um acúmulo, que com o tempo saberá mais e mais a seu respeito. Mas isso não é verdade. Se fosse verdade, todos os velhos que já caminharam por um tempão saberiam de Si. Porém, o que sabem? Você mesmo, provavelmente já caminhou bastante, e o que sabe?

A ideia que nos é imposta, é que saber a respeito de si é saber a respeito dos comportamentos, das ações, das reações, dos sentimentos e dos pensamentos que nos cercam. Com isso, um grande tempo é perdido tentando controlar ou ter o domínio desse ambiente. Você acredita que quanto mais controlar o seu comportamento e os seus pensamentos, mais irá se dar bem. Isso faz sentido, se você dirige um carro. Quanto mais souber a respeito de dirigir um carro, quanto mais prática tiver, melhor.

Dirigir um carro implica ter controle, ter prática, ter conhecimento. Mas, a respeito de Si, isso não tem o menor valor. Você pode saber relativamente bem a respeito do seu corpo e do funcionamento da sua mente – isso é básico – mas, ainda assim, não é saber a respeito de Si. Para iniciarmos nosso encontro, é preciso ficar claro que saber a respeito de si não tem nada a ver com saber a respeito ou controlar o corpo e a mente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário