sexta-feira, novembro 23

o sonho e os cafetões do samsara

















Pondere: o que você quer? Olhe para o monte de coisas que você quer. Você não sabe nem por onde começar, e esse querer está sujeito a ser a sua maior perdição, pois sempre haverá alguém lhe prometendo alguma coisa, sempre haverão os “pimps of samsara” – os “gigolôs do samsara”.

Eles querem que você continue sonhando e, baseados na tese de que um sonho não dura para sempre, ficam apresentando mais sonhos. Hoje você se contenta com uma coisa, amanhã já quer outra e é a eles que você pode recorrer em busca da realização de seu novo sonho. Eles não estão pela Verdade, porque a Verdade é muito dura. Mas é somente  a Verdade que liberta.

Do ponto de vista cartesiano, linear, para desfazer os seus quarenta anos de condicionamento, seriam necessários um tempo relativo. E, sendo assim, a partir desse momento você não poderia mais ser condicionado a absolutamente nada, você teria que parar de cometer enganos e não poderia mais repetir nenhum erro. Mas, como sabemos, isso seria impossível, então os anos – a distância – até a sua realização vai aumentando. Até que você acaba desistindo e “entende” que somente numa próxima vida terá a chance de “acertar”.

Permita-me mostrar a partir de um outro ponto de vista. Se você se dá conta de que aquilo ao qual foi condicionado, em primeiro lugar, não é você e, em segundo, que originalmente você nunca foi condicionado: de quanto tempo você precisa para “des-condicionar-se”? Nenhum.

Participante – Isso seria um macete?

Chame como você quiser. O que importa é que, definitivamente, é isso. Porém, antes de qualquer coisa, o que tem que ficar absolutamente claro é “quem é você”. 

Um comentário:

  1. Explicar o inexplicável, apontar o imostrável atender a esta fresta se manter atento a ela, largar a preguiça (automatismo) tomar as "rédeas" estar em paz, confiante, "satisfeito" contentar-se com o parar abrir os olhos e seguir renascido, limpido, leve. Vida longa a ti mestre, amigo - amado, admirado - espelho.

    ResponderExcluir