sexta-feira, julho 15

agora ou nunca


O buscador espiritual está, possivelmente, buscando entender o funcionamento do Universo e como ele se encaixa nessa equação. Você já descobriu como é que você se encaixa no esquema do Universo? Pondere a prepotência de tentar descobrir como o Universo funciona e, a partir daí, colocar todos os mecanismos na direção da sua própria bem-aventurança.

O que está por trás dessa perspectiva é a não-compreensão a respeito do Universo – por conseguinte: de si mesmo – e, claro, a falsa ideia de que você precisa de tempo para encontrar o que está buscando. Mesmo que você pense estar trabalhando com afinco em cima dessa descoberta, esperando um belo dia ouvir a palavra certa que o fará “ver”, ainda assim você está equivocado. Não é nada disso, sinto muito!

Entrar no contexto proposto por Satsang é lançar mão do que quer que seja que você queira, pois tudo o que você quer demanda tempo. Provavelmente você já se pegou dizendo que precisa de mais tempo e, consequentemente, já ouviu de sua própria boca que precisava integrar ou digerir alguma novidade. Mas quantas vezes você já disse isso? Quantas “coisas” você já precisou “integrar” sem nunca questionar quem estava fazendo tal proposta internamente?

Antes de seguir em frente, veja: o que estou dizendo tem relevância para você? Se sim, note quem é esse ou qual é a estrutura que precisa de tempo para “integração”. Então, nesse momento, permita-me apresentar o contraste entre duas coisas: uma delas é o que você pensa que é e a outra é aquilo que você é de verdade. Aquilo que você pensa que é, não só demanda tempo como precisa manter-se integrado o tempo todo.Ou seja, tempo é fundamental para aquele que você pensa que é. Já Aquilo que você é não conhece o tempo e não é um mecanismo em evolução.

Portanto, proponho uma distinção, através da sua própria observação, entre o que você é e o que você não é. Saiba que o que quer que seja que você pense como sendo você, não é você. Somente esse que se pensa o tempo todo reproduz frases do tipo “Eu preciso de um tempo para integrar o que está acontecendo” ou “preciso de um tempo para entender sozinho umas coisas que não entendi”. Se você quer a Verdade, é primordial que note que essas propostas são da sua mente. Nós não estamos aqui para entender absolutamente nada. Pelo contrário, note que são esses mecanismos internos que o “afastam” do Agora, sempre demandando tempo. Mas, afinal, de quanto tempo você precisa para descobrir onde fica o agora?

A mente diz que com o tempo você irá descobrir onde fica e como permanecer no agora. Eu proponho que você refresque esse ranço crônico e compulsivo de se manter sempre propondo um ideal preso ao tempo, no amanhã. Preciso ser franco com você: eu não tenho nenhum tempo para te dar. Citando o Elvis Presley: “It’s now or never”. É agora ou nunca, porque somente agora o agora está disponível.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Mas, afinal, de quanto tempo você precisa para descobrir onde fica o agora?"

    explosão de luzes aconteceu na consciência

    só dou risada neste insghts xD

    valeu cara

    ResponderExcluir
  3. Esse é o real Poder do AGORA!
    obrigada por compartilhar
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir