quarta-feira, julho 20

o salto para dentro do nada























Que idade você tem?

Participante – Sessenta anos.

E esses “sessenta anos” vêm de dentro do agora ou de algum outro lugar?

Participante – Vem de fora.

Você vê? A compulsão pelo lado de fora é exata. Estamos totalmente hipnotizados por essa compulsão. Isso é uma doença, um câncer, essa é a insanidade em que o mundo está mergulhado. Toda a nossa referência provém do lado de fora. Por isso eu pergunto: que idade você tem agora? Mas você insiste em olhar para o pequeno eu antes de responder e conectar com uma velha história.

Um pouco mais de atenção é necessária. Atenção está disponível, ela é você. Perceba que não existe nenhuma sensação ou qualquer outro sinal que indique que você tenha sessenta anos senão o seu fichário. Você carrega nas costas um daqueles armários cinzas, de aço. Os ônibus estão cheios de armários. Existe muita tensão, e é desse formato que vem o seu estado de ser “quadrado”. Acessando o agora, note que não tem nenhuma sensação que diga a idade que você tem. No agora é impossível identificar-se quanto a ser homem ou mulher tampouco.Observe isso! Pare um pouco e tente encontrar de alguma maneira de onde vem a informação correspondente ao seu sexo ou idade.

Talvez o meu pai não gostasse de ouvir isso – e é possível que seja por esse motivo que você não se renda a essa investigação – mas, de verdade, sentado aqui, posso dizer sinceramente que não há a mínima sensação ou qualquer outra coisa que me diga que sou um homem e pouco menos alguma referência de idade. Apenas se me dou um tempo para pensar é que começam a surgir imagens e memórias que me dão um rótulo de idade e sexo. Mas todo o meu empenho é para que você note que não sabemos nada a respeito do mundo e de nós mesmos. E o grande salto embutido em Satsang é realizar que esse não-saber não se apresenta com angústia ou ansiedade, ele traz tranquilidade e relaxamento.

Este é o caminho reverso e, por isso, revolucionário; é a antítese de toda a proposta sócio-cultural conhecida, mas é o meu único convite. Veja esse continente onde você está totalmente em casa e relaxado por reconhecer que não sabe absolutamente nada.

Um comentário:

  1. Os textos e palestras tem sido para mim muito importantes neste momento (o Agora.
    Obrigada por sua existência em essência.

    Namastê.

    ResponderExcluir