terça-feira, agosto 16

a não-iluminação do objeto iluminado


























Descubra quem é que não está iluminado. Investigue: se você se vê como uma pessoa no espaço-tempo, limitado pela sua história, realmente, você não está iluminado. Disto não tenho dúvida e concordo com você. Mas o equívoco é que esse objeto no espaço-tempo não é você – este é o meu ponto. Enquanto você continuar afirmando que é esse objeto, esse sistema pré-programado no espaço-tempo, não há chance de iluminação.

Objetos não iluminam, objetos são iluminados. Portanto, você deve buscar a raiz da iluminação noutro lugar, não no objeto. O objeto é a manifestação de algo, é uma extensão de uma fonte. Onde ela se encontra? Vá direto ao ponto ao invés de se ocupar a respeito do objeto e seu comportamento. Veja quanto tempo você perde pensando a respeito de tomar ou não tomar coca-cola. Isso é masturbação mental!

Dê-se conta que é sempre a mesma coisa. Muda a situação, mas você cai no mesmo enredo. Por isso urge a necessidade de interpelá-lo a respeito de quem é você. E, a partir disso, invoco o segundo passo: renda-se! Renda-se ao que está aqui e agora! Renda-se ao silêncio presente. Esqueça toda essa história que a mente fica metabolizando, isso não passa de um vicio, de um mau hábito.

Daí a proposta do Zazen: apenas sente-se em silêncio e nada precisa acontecer. Não pense que você precisa de um incenso para olhar para dentro, não tem nada a ver com o ambiente. Nós já passamos do estágio hippie, aprecie um bom incenso sabendo que ele não tem nada a ver com o silêncio. Iluminação não depende de nada ao seu redor. Você pode estar em qualquer ambiente e todo e qualquer momento é propício.

Devo concordar que, para amaciar a carne, milhares de truques foram propostos. Mas chega um momento em que todos os truques devem ser removidos. Você tem que ficar nu, com uma única possibilidade: a possibilidade de confrontar a ideia que você tem de si mesmo. Veja se esta ideia subsiste no silêncio do agora. Este é o meu único convite e ele é muito mais simples do que você pensa.

2 comentários:

  1. Estas palavras são para este organismo corpo-mente, e provavelmente para muitos outros, precisas, concisas e desmistificadoras daquilo que se trata de Realização do Ser. A quem agradecer, se não a AQUILO que é?

    ResponderExcluir
  2. Só da bem-aventurança impessoal do Ser podem surgir estes conceitos que são sentidos como uma compaixão definitiva, mas ao mesmo tempo sem fim, da verdadeira natureza DAQUILO QUE É, embora não esteja no controle do organismo corpo-mente, já é. Extraordinário!!!

    ResponderExcluir