quinta-feira, março 8

paz e o outro

PARTICIPANTE – É muito difícil a convivência com pessoas que não estão indo na mesma direção, que não entendem isso que estamos contemplando aqui em Satsang com você.

Você está preocupado com o que as pessoas estão fazendo ou com o que você está fazendo?

PARTICIPANTE – Estou preocupado comigo.

É você que está buscando afirmação dos outros, querendo mais e mais.

PARTICIPANTE – Não, acho que não é preciso querer mais e mais, não há necessidade.

Então, qual é o problema? Você quer que as pessoas pensem da mesma forma que você?

PARTICIPANTE – É isso que é difícil, essa espécie de "negociação" com as outras pessoas.

Mas por que você tem de fazê-las acreditar na mesma coisa que você?

PARTICIPANTE – Para que eu consiga viver melhor, mais em paz, mais tranquilo, mais saudável.

Uau! Este é o ponto. Não o perca! Você quer que as pessoas concordem com você, para que você possa viver em paz. Porém, este pensamento é o que te aprisiona no sofrimento. Somente quando puder ver isso, poderá ser dado o salto. Veja com clareza que é  você que está querendo que todos concordem com o seu jeito de pensar para que você consiga viver em paz – isso é impossível. Não tem como fazer todo mundo concordar com você. Esta é uma estratégia extremamente equivocada, proposta pela sua mente.

Se a paz que você busca depende daqueles que estão ao seu redor, ela se torna inalcançável. A menos que você consiga sedar todos e implantar neles aquilo que você considera ideal para viver em paz. Mas, ouça, isso não tem nada a ver com realizar a si mesmo. A proposta de Satsang vai muito além. Investigue quem é você e veja do quê esse "você" precisa, veja quem é o outro e o mundo a sua volta, e não mais se engane quanto às propostas da mente.

Não estamos falando de "opiniões". Sabedoria implica em descobrir quem você é e, consequentemente, realizar que não tem ninguém para ter opinião alguma. Seu sofrimento persiste porque você insiste em existir. Você reforça, dia após dia, a crença de ser uma pessoa, cheia de conteúdo, pronomes, gêneros e adjetivos. Pare por um instante e veja se tudo isso é verdade. Essa sabedoria está disponível aqui e agora: quem você é, é Paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário