quinta-feira, agosto 2

o koan e a não-resposta


"Quem é você?" é muito mais que uma pergunta, é um koan existencial, uma porta de acesso imediato ao Ser. Portanto, não encare esta questão como algo que possa ser respondido através dos reflexos acumulados. Neste ambiente, todos os reflexos devem ser descartados.

Fique com a pergunta mas não aceite nenhuma resposta, não acumule nenhuma resposta. A questão só estará sendo relevada da maneira correta se, ao levantá-la, você se der conta de que não tem a menor ideia de qual seja a resposta. Na verdade, não há uma resposta porque – de novo – não se trata de uma pergunta. O koan é uma chave e a resposta é uma revelação, uma realização, é aquilo que chamamos de "experiência direta".

O ponto de "chegada" – se é que você me entende – é a compreensão de que todas as ideias que nos foram dadas não servem para colocá-lo face a face com quem você verdadeiramente é. As respostas às quais você tem acesso através da sua mente são superficiais, logo, não satisfazem o propósito da sua busca. O fim da busca é acontece quando, além das ideias, você sabe que não há resposta nem aquele que responderia.

Um comentário:

  1. O Mestre foi preciso neste texto. Cirúrgico.
    Mas, se nós não tentarmos isto, passa a ser apenas muito "bonito" o texto.
    A faca de Satyaprem está sempre afiada para cortar nossa cabeça...basta usá-la.

    ResponderExcluir