quinta-feira, agosto 22

aquilo que não passa

. Qual é a diferença entre ilusão, sonho e imaginação?

Diferença mínima. A definição de ilusão é aquilo que passa. O sonho passa. O que foi imaginado passa. Os pássaros. O passado passou. E neste instante, sensações, sentimentos e pensamentos estão a passar. Ele sonha com ela. Ela imagina ele. Ambos iludindo-se.

. O que é ilusão e o que é realidade?

Ilusão é aquilo que existe, que perece com o tempo. Realidade é aquilo que não passa. Ilusão é aquilo que aparece e eventualmente desaparece. Realidade é aquilo que não aparece e nunca irá desaparecer. Resta o ser humano descobrir isso.

. Quando uma pessoa diz: vou ter pensamento positivo, vou mentalizar e acreditar que eu vou ficar rica e nunca mais ter problemas financeiros. Isso é ilusão ou é exercer a fé?

Isto é exercitar a ilusão. A ilusão de ser o que se pensa ser, exercitando o que pensa que gostaria de ser ou ter. Ou seja, tudo pensamentos, estórias advindas da ignorância de sua verdadeira essência. Se realmente isso, o pensar positivo, fosse possível e efetivo, quantas pessoas ricas haveriam no mundo? Uma das mais clássicas ilusões que o ser humano possui é o livre-arbítrio. Veja por você mesmo: se fosse uma decisão sua, onde você estaria neste momento? Rico, feliz, saudável etc.

. Como se curar das ilusões?

Não é uma doença. A ilusão é uma ilusão. O doente não existe. E quando não há doença, não há necessidade de cura. Apenas desperte desse sonho de ser o que a mente diz que você é. Quem é você, afinal? Mas não pense.


Trecho de entrevista concedida à Revista Vida Simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário