segunda-feira, janeiro 31

passado é imaginação

















A mente foi desenhada para pensar, ela não consegue fazer nenhuma outra coisa. Quando pedimos que não pense, ela começa a pensar em como não pensar. A mente foi desenhada exclusivamente para pensar e nada mais. No entanto, o seu poder é incrível. Ela pensa que observa, pensa que é o corpo e, por último, pensa que é você. Ela pode pensar o que quiser. Foi desenhada para pensar e quanto a isso não existe limitação.

Você pode pensar o que quiser. Pode pensar que me conhece, e pensa, mas isso é apenas um pensamento. Afinal, o que é me conhecer? É pensar algo referente ao passado. Mas o passado não conhece o presente. E tudo o que você tem na mente diz respeito a quê? Diz respeito ao presente? Não, o conteúdo da mente diz respeito ao passado. Não se trata apenas de condicionamento, são memórias. E aqui também entra o futuro, de uma outra maneira , como imaginação.

Participante - Satyaprem, quando você fala de tempo para a mente existir e quando me dou conta disso, não é só a mente que desaparece, o tempo desaparece também.

Isso mesmo! Porque tempo e mente são idênticos. Sem tempo a mente não existe. E você diz que sai do aqui e agora quando pensa. Mas quem é que pensa?

Participante - A mente.

Yes! É a mente que pensa.

Você nota que estou propondo, sutilmente, que você e a mente são duas coisas diferentes? Que você e o corpo são duas coisas diferentes? Se você nota isso, estamos prontos para conversar a respeito de uma pergunta fundamental, quase inacessível para a maioria dos mortais: quem é você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário