terça-feira, maio 17

no mesmo barco, a qualquer custo


 























De uma certa maneira, você se torna aquilo a que se associa. Então, esteja somente em companhia sagrada. Sagrada aqui não tem a conotação que a mente dá, tente entender. O que proponho é que você viaje com aqueles que estão no mesmo barco. Porque os relacionamentos terão efeitos sobre você!

Nos encontramos para ir ao mesmo “lugar”. Este é o momento onde você deságua naquilo que é sagrado, que é o Silêncio que você é. Nada é melhor que Satsang para manter os seus amigos. Associe-se somente com aqueles que estão indo à mesma direção. E vá para a Verdade, a qualquer custo.

Amigo é aquele que não perturba a sua mente. Mantenha nenhuma amizade com aqueles que perturbam sua mente – não importa quão próximos eles sejam. Seja uma pessoa, um lugar, uma ideia ou um pensamento. Não faça amizade com eles, não aceite seus convites, porque quando você vive na sociedade deles, a Verdade não vai beijar você.

Eu estava no Chile há pouco, e houve um momento muito interessante, que cabe ilustrar aqui. Depois de fazer umas fotos ao redor da casa onde estávamos reunidos, entrei na cozinha e lá estavam mais ou menos umas oito mulheres – todas que participavam do grupo, naquele fim de semana – e todas estavam ajudando umas às outras a preparar a comida que comeríamos num momento depois. Confesso que olhei para aquilo e achei muito interessante, porque ficou transparente que aquelas pessoas estavam no mesmo barco e estavam cientes disso. Elas sabem que estar sob aquela companhia, ajudando umas às outras, as eleva.

Pode ser que os seus filhos, pais, tios, primos, amigos, namorados, namoradas, não estejam interessados; mas se nasceu em você a beleza que é, estar na presença Daquilo que somos, este passa a ser quase uma espécie de ato revolucionário – irá desorganizar tudo ao seu redor. A aparente fragilidade do que reconhecemos em Satsang, só se fortalece se for animada por pessoas que estejam remando na mesma direção. Se gasta muito tempo com pessoas que estão remando noutra direção, você entra em estados confusos de entendimento. E isso é maléfico.

Se há a chance, preste atenção! Dance com as circunstâncias, mas esteja atento dos dançarinos e da proposta da dança. Várias vezes as pessoas querem coisas que têm motivos absolutamente egóicos, que não têm nada a ver com ser quem você é. Essas são as más companhias. Lembre-se: amigo é aquele que não perturba a sua mente.

Você já notou como a sua mente é perturbada? Os pais adoram perguntar, por exemplo, o que você vai fazer no futuro. Mas se você leva essa pergunta pro seu coração, como você dorme de noite? Não é seu amigo aquele que o afasta do silêncio que você é. O que vai ser do amanhã, ninguém sabe. Nem mesmo aquele que fez a pergunta sobre seu futuro. Por mais que ele pense a respeito do amanhã e planeje, não tem como definir como vai ser.

Agora, se você pergunta – Como será o amanhã? – e ouve a voz do Silêncio. Verá que o amanhã será exatamente como agora, silencioso.

Um comentário: