terça-feira, julho 5

o céu é seu, seu é o céu

























Satsang não propõe uma nova escolha, é a mente que interpreta e imagina que eu esteja propondo uma nova série de crenças. Isso ocorre porque ela, a mente, não compreende o que é viver no agora. Aliás, no agora a mente não existe.

A minha proposta é radical, eu não estou propondo uma nova forma de viver e não tenho nenhum princípio para te dar. Não perca tempo em absorver novos princípios, isso é inviável – você não consegue manter os seus princípios intactos. E é aí que entra a minha proposta: se dê conta de que aquilo que você acredita não é final.

Aquilo em que você acredita tem uma aplicação. Diante de um semáforo na Avenida Brasil, numa hora de grande tráfego, é uma boa ideia acreditar que é preciso esperar que o sinal fique verde. Mas existe relatividade... Na mesma avenida às 5 horas da manhã, sem nenhum carro passando, parar ao sinal vermelho não tem sentido.

O que quero dizer é que os princípios devem ser investigados. E, salvo sua aplicação exata, viver de acordo com suas crenças o aprisiona. A pergunta “Quem é você?” entra, portanto, como uma navalha e promove um corte com a mente – que sempre mente.

Ao voltar-se para dentro de si mesmo, você começa a descaracterizar o conteúdo da sua memória e passa a sentir no presente uma presença que está completamente destituída de qualquer valor anterior. Para essa presença o que importa é o agora.

Nesse momento sua mente pode estar sugerindo que, sem acesso às crenças e memórias, nós viveremos um caos. Mas você há de convir que pior do que está não pode ficar. Caos é o que a mente propõe e é ela que está pautada em memórias e crenças. 

Aqui, a possibilidade apontada é completamente outra. No mundo em que vivemos estão todos enquadrados e ninguém cruza estes quadrantes com facilidade, há uma série de limites. Você sai por um centímetro, mas logo volta para o seu quadrante. No entanto, se compreende o que estou dizendo, os quadrantes são cancelados e o céu é completamente seu – essa é a diferença fundamental que Satsang nos aponta.

Um comentário:

  1. "No mundo em que vivemos estão todos enquadrados e ninguém cruza estes quadrantes com facilidade, há uma série de limites. Você sai por um centímetro, mas logo volta para o seu quadrante."
    -Esta está no ponto.
    Abraço eterno.

    ResponderExcluir