segunda-feira, julho 25

o zero ou você: não-dois.





















Você acredita que há um propósito em estar no mundo e que irá descobri-lo indo a uma cartomante, psicólogo ou astrólogo . Há uma série de equívocos. Satsang, portanto, passa um apagador em tudo isso e o coloca no zero absoluto.

zero revela que você não vai dar certo, enquanto algo ou alguém. A vida é só uma passagem, uma brincadeira. Todas as tentativas, científicas ou não, são para evitar a morte. A medicina está bem evoluída, tem pessoas vivendo por muito tempo, ainda que através de máquinas que custam toda a fortuna que aquele indivíduo trabalhou para acumular. Mas podemos considerar sucesso, manter alguém, um corpo, vivo sob essas circunstâncias?

Note que de nada adianta acumular, preencher a vida com coisas vazias, sem saber quem você é. Na verdade, não sou contra o acúmulo, se te agrada, o faça. Até porque, de qualquer forma, mesmo manter-se totalmente inconsciente de quem você é, não passa de uma brincadeira da Consciência, que você é.

Agora, uma coisa é certa, se você está aqui, se está procurando a Verdade, é porque existe uma rebeldia contra a inconsciência, existe a tentativa da própria Consciência em tornar-se consciente de si mesma.

O acúmulo não o preenche. Já notou que você acumula algo e daqui a pouco perde o interesse? Não tem como ser diferente, a menos que você descubra que é o observador de tudo o que está acontecendo. Isso é fundamental para a sua liberdade.

pequeno eu não pode ver o que estou apontando, porque ele não tem olhos para ver. É quando você começa a vê-lo em ação que fica claro que você está vendo a partir da Observação. Isso é despertar para quem você verdadeiramente é. Quanto mais você se dá conta da existência do pequeno eu, mais você se afasta dele e se aproxima de quem você é; você se destaca do pequeno eu e se identifica com aquele que observa.

Isso é liberdade, quando você vê aquilo que você chamava de si mesmo sem mais chamá-lo de “eu”. Note que não é você que tem fome, sono, desejo, dor etc. Você é aquele que observa todos os acontecimentos. Essa percepção não provém do pequeno eu – desista! – o pequeno eu não nota, ele é totalmente cego e seus propósitos são totalmente obscuros.

A proposta de Satsang é que você separe uma coisa da outra. A observação provém da Consciência, tudo o mais são frutos do pequeno eu. O pequeno eu depende do tempo para existir, quem você é encontra-se no zero absoluto; e o caminho mais curto é entrar no agora. Se quer descobrir quem você é, desmanche-se no agora e veja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário