terça-feira, maio 15

isso não cabe em pensamento


O que quer que seja que seja manifestado, que esteja manifesto, não é o Ser. É por isso que estou aqui elaborando questões que você não tem como responder, se permanece bitolado aos conceitos da sua mente.

Há um ponto de clareza que deve ser alcançado. Se o que você quer é ver a si mesmo, de verdade, a visão necessária é: você não é o seu corpo, porque você pode observá-lo. Você, portanto, é aquele que observa. Você não é o seu nome, porque o seu nome é o nome dado a este corpo. Este é o segredo da observação, na prática. Dê-se conta que o que quer que seja que aconteça com este corpo que é chamado "disso" ou "daquilo", não tem nada a ver com quem você verdadeiramente é.

Um outro detalhe que deve ser carinhosamente inserido em seu campo de percepção é que a observação não passa pela mente. A sua mente está em constante movimento, "pensamental" ou sentimental, e a observação não sincroniza com nada disso. Por isso você se confunde, porque, diante da proposta da "Meditação", nasce em sua mente o desejo em permanecer observando. 

Mas observação não passa pela mente. A mente pensa, ora uma coisa, ora outra. Você é aquilo que observa todos os pensamentos. E as vezes você pensa que está observando, mas isso não é observar. Isso é pensar. Observação não cabe num pensamento.

Você pode, por muitos anos, pensar que está observando – até que um dia se dá conta de que a "observação" proposta pela mente não é a Observação da Consciência que você é. Este é o nosso único objetivo: reconhecer aquilo que observa e desidentificar-se do observado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário