quarta-feira, julho 14

desconfie dos pensamentos!


Você pergunta como chegar ao aqui e agora... mas, eu pegunto: “Como chegar a um lugar onde você já está?” Este é um grande dilema. Você imagina que o aqui e agora não está acessível, que algo precisa ser feito, e, assim, se perde em seus pensamentos.


Se pudesse olhar com total sinceridade e honestidade para os pensamentos, para os desejos – que são pensamentos ocorrendo na sua mente –, como coisas sem importância com as quais não existe nenhuma necessidade de se incomodar ou fazer algo, o que lhe aconteceria?

Experimente!

Assim como um pensamento vem, vai. Ele não vem de lugar nenhum e some. Mas você tem um enorme apego: ou gosta do que pensa, ou não gosta do que pensa.

Você tem se devotado aos pensamentos, mas os pensamentos, em si, não têm o menor apego a você. Eles não são fiéis, não ficam com você para sempre. Ou há algum pensamento que o acompanha desde o seu nascimento? Não há. Mas você tem colocado toda a sua energia em ser fiel aos pensamentos, em resolver os problemas deles, em fazer o que eles disseram, ou em evitá-los como se fossem algo real.

Será que é preciso toda essa importância que você dá para os pensamentos, ou você pode desconfiar deles? O meu convite é que você desconfie de todos os pensamentos que tem. Todos! Não apenas dos pensamentos ditos negativos, mas dos positivos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário