segunda-feira, março 11

a repetição cega, o papagaio e o ver


É fundamental dar-se conta a respeito dessa questão: como a mente pode tornar-se consciente – ou consciência –  se ela é um mecanismo de repetição? Você não acha que está exigindo demais? Consciência, à Consciência. À mente, repetição. Note que, como um papagaio, ela simplesmente repete tudo o que viu e ouviu, tudo que aprendeu.

Você viu como a sua mãe reagia a um determinado acontecimento e, pronto, logo se estabeleceu o seu modo de reagir aos casos similares. Sem a menor brecha para uma nova possibilidade, sem qualquer investigação, você simplesmente repete, vive o mundo ditado pela mente.

Existe, claro, zonas mais sofisticadas deste mecanismo chamado "mente", tais como a matemática, a lógica e um certo nível da poesia, por exemplo. Mas, dentro da mente, tudo depende  da repetição básica do conteúdo, sem conteúdo nada pode vir a ser gerado. Portanto, não se engane e – principalmente – não exija da mente aquilo que não compete a ela lhe oferecer. Ver não lhe compete.

Você almeja uma mente consciente porque todo o seu mundo, tudo o que você conhece, é a mente. Salte fora dela – aliás, deixe-a em paz – e encontre a Consciência desperta, dentro de você. Comece por descobrir onde fica o dentro e os passos seguintes serão dados naturalmente, sem esforço algum. Sem mente. Veja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário