sexta-feira, março 8

in consciência infinita


Participante – Tenho uma questão... Se eu ando numa rua, tropeço e caio, posso refletir que caí porque não estava consciente do meu andar? Há um tempo atrás assisti a um vídeo de Osho, em que ele dizia que toda tragédia, que todas as atrocidades humanas dependiam muito das ações inconsciente. Minha pergunta é: se eu tropeço e caio, foi em função da minha inconsciência ou estava escrito que eu deveria tropeçar e cair?

Estamos lidando com uma moldura de mente que é universal e, particularmente, inconsciente. Então, se todo o seu entendimento for fundado em cima dessa inconsciência, devemos concordar que você não pode ir muito longe. Portanto, vejo que essa sua pergunta é baseada em clichês, e não na  visão consciente de quem você é.

A princípio, gostaria que você se desse conta que Osho não é infalível, ele nunca propôs infalibilidade. Então as vezes o seu discurso atende em termos gerais, nivela por baixo, para que se torne acessível a uma maioria – o que foi de grande valor. Mas vale a pena você ir mais e mais fundo e encontrar, inclusive nele mesmo, a resposta para a sua pergunta.

Se você descola das palavras e fica com a presença que ele evoca, isso te faz refletir de uma maneira diferente a respeito da sua questão. Pois toda a comunicação é falha. E reforço: "toda". Por isso a proposta é que você assuma a responsabilidade pela investigação direta, consigo mesmo. Osho e todos os mestres são setas apontando numa direção, para dentro de você. Você pode seguir e encontrar, ou não. Sem assumir você mesmo a investigação direta daquilo que está sendo apontado, você fica preso na gaiola da sua mente, naquilo que você aprendeu.

Você me pergunta, na verdade, se aquilo que está acontecendo nesse momento da sua vida está acontecendo porque é seu destino passar por isso ou se você está passando por isso porque está inconsciente a respeito de quem você é. Este é um dilema que todos têm. E eu tenho para te dizer, nesse momento, que se a pergunta apareceu, se há a dúvida, então pode que haja inconsciência.

Agora, se você quer saber se a inconsciência pode gerar ações, a minha resposta é "sim". No entanto, estou muito curioso para saber o que você quer dizer com "inconsciência".

Participante – É eu não saber o que estou fazendo.

Isso significa que você imagina que haja um estado em que vai saber tudo o que você está fazendo. E é aí que está o engano. O corpo e a mente têm limitações. E dentro dessas limitações cabem alguns tropeços. Porém, o que deve acontecer é o seu deslocamento da identificação com aquele que tropeça para a identificação com aquele que Observa os acontecimentos. Se você é aquele que vê o tropeçar acontecer, que diferença faz a sua origem? O corpo vinha caminhando, o corpo tropeçou, o corpo se aprumou novamente, o corpo tornou a caminhar. E você simplesmente Observou todos esses movimentos acontecerem. Isso é Observar. E, na Observação, nada está acontecendo. Desapaixone-se pelos acontecimentos e entregue-se à Observação, infinita, aqui e agora.

Um comentário:

  1. Desidentificar = estar consciente, não se emaranhar, não ficar no joguinho, sair da roda que o pensar mostra.

    ResponderExcluir