terça-feira, março 5

você sem boca, os olhos sem você


Sim! É certo que o seu corpo tem ouvidos, olhos, nariz, boca, cabeça, ombros... Mas é você que tem ouvidos, olhos, nariz e boca? Investigue! Na quietude, na presença do Silêncio, note que você não tem ouvido, nem nariz, nem boca... Na verdade, não tem "você". 

O Silêncio é impessoal e extremamente sutil, por isso que é difícil percebê-lo – pois só lhe foi ensinado a perceber o mundo do ponto de vista da "pessoa". Ficando mais quieto é possível acessar. Está presente, mas não está preso, não está localizado em lugar nenhum. Está sempre Aqui. 

Ser você, assumir a sua natureza, é muito delicado e, ao mesmo tempo, é imperdível. Não importa no que você esteja pensando, nem em qual emaranhado mental você se perca, a verdade é que você nunca sai de onde você se encontra.

"Meu filho", "meu emprego", "meu relacionamento" são descrições mentais a respeito de objetos que não são seus. Em Satsang, o que acontece é que você perde os problemas indo à raiz. Você pode insistir em livrar-se dos problemas, mas – uma coisa é certa – só tem uma maneira realmente eficaz: livrando-se do "eu". Esta é a raiz. Portanto, livre-se do "eu" e aproxime-se do impessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário