quarta-feira, março 20

o cabide, o saco de arroz e o bindi na testa


Há muito tempo atrás, havia um mestre chamado Gettan. Dele veio essa história bem Zen. Apesar de relatar um contexto ininteligível para a atual cultura, compartilho mesmo assim. Se puder ouvir com seu coração, irá compreender claramente o que ele quis dizer.

Ele diz: "Existem três tipos de discípulos: aqueles que promovem o Zen, aqueles que mantêm os templos, e os que são sacos de arroz e cabides de roupa". O terceiro é o mais comum. É aquele que só enche a barriga de comida – por isso o saco de arroz – e se move como um mostruário. Incrível que ele tenha sacado isso há mil e tantos anos atrás, quando nem tinha Fashion Week, não é mesmo?

O que acontece é que ele se deu conta que ali haviam os discípulos que só comiam e carregavam uma roupa sobre o corpo, aqueles que ajudavam a manter o ambiente e aqueles que promoviam o Zen.

Obviamente, em certo momento você para de ser qualquer um desses tipos, e nenhum deles importa, mas – até que isso aconteça – veja onde você se encontra. Como existe na mente um estado ilusório de ser, o tempo todo você está migrando de um tipo para o outro. Volta e meia você cai nas armadilhas da mente, e volta. Cai. E volta.

É por isso que a simplicidade proposta em Satsang deve ser acessada e mantida corajosamente no seu coração – ou o mais próximo a ele que você puder. E é também por isso que aos mestres é dada uma dose infinita de compaixão. Ele está a sua espera. E de novo, e de novo, compartilhando o mesmo.

Portanto, você pode até pensar que sou mais um terapeuta que vai melhorar a sua vida, mas eu não estou interessado nisso. Todo o meu interesse está em despertá-lo para quem você é. Isso! E – já que você está aqui –  o convido a absorver este como o seu maior interesse também.

Não há absolutamente nenhuma outra coisa que importe mais do que acordar para quem você é. E eu sei que este é um diálogo difícil de ser empreendido, porque é terminal, porque a mente pensa que entendeu tudo. Mas, quer saber? Pouco importa o que a mente entende. Trazendo Gettan para o nosso contexto, note se você está simplesmente vestindo um novo uniforme, aderindo à moda das "batinhas" indianas e usando um bindi no "terceiro olho" ou se você dá suporte à proposta de entrar verticalmente na descoberta de quem você é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário